Presídio de segurança máxima de Maceió recebe vistoria extraordinária

Você está visualizando atualmente Presídio de segurança máxima de Maceió recebe vistoria extraordinária
Compartilhe

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly, fez, nesta segunda-feira (10), uma inspeção extraordinária na Penitenciária de Segurança Máxima de Maceió. Ele foi examinar a situação do prédio e as medidas de segurança deste sistema prisional para evitar fuga de presos.

“Viemos avaliar a situação e percebemos que ações voltadas à melhoria do sistema penitenciário possuem urgência. Vamos acionar o Executivo e emitiremos uma manifestação para que medidas sejam adotadas”, afirmou o desembargador.

De acordo com o diretor da unidade, capitão Cícero Navarro, a Penitenciária de Segurança Máxima de Maceió, tinha inicialmente um contingente de 60 profissionais, hoje conta apenas com 37. Cícero Navarro disse que medidas serão implementadas para impedir novas fugas, como cães de guarda para que ninguém passe despercebido.

O coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Alagoas (GMF/AL), juiz Josemir Pereira de Souza, vistoriou a cela de onde já houve fuga de presos e outros departamentos do presídio. De acordo com o coordenador, o problema está basicamente na falta de efetivo.

Na noite do dia 6 de julho, quatro reeducandos conseguiram fugir da Penitenciária de Segurança Máxima de Maceió serrando as grades da cela onde estavam.

Após serrarem as barras de ferro, os presos pularam a janela e cortaram as grades de contenção até atingirem a liberdade. “Pela falta de efetivo não havia nenhum guarda na guarita”, revelou o diretor da unidade penitenciária, Cícero Navarro.

Fonte: TJAL