Porto Alegre encerra série de visitas do Fórum da Saúde na sexta, 15

Você está visualizando atualmente Porto Alegre encerra série de visitas do Fórum da Saúde na sexta, 15
Compartilhe

O Poder Judiciário e a Justiça Federal realizam na sexta-feira (15/7), em Porto Alegre (RS), o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde. O dia será dedicado ao debate da judicialização da saúde e contará com a presença de um integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O desembargador Martin Schulze, coordenador do Comitê Executivo Estadual da Saúde, disse que a capital gaúcha é a última de uma série de cidades que o conselheiro está visitando no país.

“Ele está indo nos lugares onde os comitês tiveram ações positivas para replicar em outros estados onde ainda não houve o aperfeiçoamento da judicialização da saúde. Nós aqui criamos mecanismos para filtragem e correto redirecionamento para essas causas judiciais e reduzimos a demanda”, disse.

A programação começa às 9h30min com a reunião do Comitê Estadual da Saúde. Na sequência, haverá a apresentação do Sistema Assistência de Medicamentos do Estado (AME) pela Secretária Estadual da Saúde, no prédio do tribunal. O sistema armazena dados de cadastro, tratamento, entrega de medicamentos, rastreamento, posição de estoque, lote, validade e emissão de recibos.

O encontro seguirá à tarde no Prédio II do Foro Central, às 13h30. Os participantes farão uma visita à 10ª Vara da Fazenda Pública, especializada em saúde, da Justiça Estadual. Já na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a partir das 14h15min, haverá a palestra “Medicina Baseada em Evidências na Oncologia”, do médico Gilberto Schwartzmann. Os debatedores deste painel serão a desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul João Barcelos de Souza Júnior e o médico cardiologista Marco Pilla.

O encontro termina com uma Mesa Redonda do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, às 16h15min, com a coordenação do conselheiro do CNJ Arnaldo Hossepian.

Fonte: TJRS