Ponto por biometria será expandido para comarcas em MT

Compartilhe

A Comarca de Várzea Grande (MT) será a próxima unidade judiciária a ser inserida no sistema de ponto biométrico. A partir do dia 22 de agosto, todos os 260 servidores do Fórum Desembargador Cesarino Delfino César vão registrar o controle de frequência diária por meio das digitais do dedo polegar ou indicador. Para que isso seja possível, todos os servidores fizeram o cadastro de suas digitais na semana passada.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos do TJMT, Claudenice Deijany Farias de Costa, como a comarca já faz uso dos programas de Sistema de Gestão de Pessoas (SGP) e Sistema de Controle de Pontos (SCP) essa foi a unidade escolhida para iniciar a expansão do sistema para as comarcas. As próximas a receber o ponto biométrico serão as Comarcas de Cuiabá e de Rondonópolis, em setembro. Nos dois fóruns a biometria será instalada concomitantemente.

O novo sistema foi instalado primeiramente no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e começou a funcionar efetivamente em 1º de agosto. A nova medida visa conferir mais transparência ao processo de registro de ponto e também evitar fraudes. Também objetiva oferecer mais segurança e tranqüilidade para o servidor, evitando que ele deixe de registrar a entrada caso tenha esquecido o cartão de ponto em casa ou que a entrada não seja registrada por defeito no equipamento. Para que o servidor tenha certeza de que a sua freqüência está registrada, os relógios fornecem comprovante do registro do ponto. A papeleta deve ser guardada por dois meses, após o fechamento do registro de ponto mensal.

Fonte: TJMT