Ponto de Inclusão Digital da Justiça do trabalho vai beneficiar indígenas no Acre

Você está visualizando atualmente Ponto de Inclusão Digital da Justiça do trabalho vai beneficiar indígenas no Acre
Foto: Ascom TRT14
Compartilhe

O município de Santa Rosa do Purus (AC), situado na Região do Alto Purus, na fronteira com o Peru, recebeu, nesta terça-feira (20/12), um Ponto de Inclusão Digital da Justiça do Trabalho. A cerimônia virtual de inauguração foi conduzida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, junto com sua equipe, na presença do prefeito Municipal, José Altamir Taumaturgo Sá, do presidente da Câmara Municipal, Dênis Augusto Kaxinawá, vereadores, autoridades municipais, servidores e representantes das etnias Kulina e Kaxinawá.

A ação, como parte do projeto de iniciativa do TRT-14, “Justiça do Trabalho Presente”, possibilitará o acesso, a qualquer tempo, pelos santa-rosenses, na maioria indígenas da etnia Kaxinawá e Kulina, aos serviços da Justiça do Trabalho, por meio de atendimentos no Balcão Virtual instalado na sede do Legislativo Municipal, que conta com representantes das duas etnias. Antes, devido à ausência de acesso terrestre, a população de Santa Rosa do Purus recebia apenas ações itinerantes da Justiça do Trabalho, as quais ocorriam em um a dois ciclos no ano, mediante deslocamento aéreo e fluvial.

Durante o ato, a desembargadora-presidente lembrou que “seja como presidente do TRT-14, como integrante do Poder Judiciário, mas sobretudo como acreana que sou, é grande a emoção que sinto nesse momento. O acreano tira sua subsistência da floresta e nela se inspira para enfrentar as vicissitudes da vida, é robusto como a castanheira e ao mesmo tempo flexível como o bambu, mas como ambos, resiste às intempéries do tempo. Por isso, é uma imensa satisfação contar com a parceria grandiosa e valiosa com a Câmara de Vereadores, que está permitindo a toda a população do município ter acesso o ano todo à Justiça do Trabalho. Agradeço ao Sr. presidente da Câmara de Vereadores, ao Sr. prefeito e aos vereadores que acolheram nossa proposta”, declarou.

Na ocasião, ainda, a presidente do TRT-14 agradeceu o diretor-geral do Regional, Romário Nunes Thaddeu, pela iniciativa do “Justiça do Trabalho Presente”, que contribui para a inclusão de localidades que antes ficavam à margem do Poder Judiciário em razão da distância. “Que essa parceria feita à luz do sol, com a força da natureza, possa fortalecer como é forte e ao mesmo tempo flexível o caule do bambu. Que nada venha prejudicar essa parceria tão valiosa. Minha gratidão pela oportunidade da gente incluir Santa Rosa do Purus no sistema judiciário da JT”, ressaltou.

“Tivemos que nos reinventar para atender ao jurisdicionado, principalmente nestes tempos de pandemia. Tivemos a grata satisfação do interesse de vocês. Sabemos da dificuldade para ir à Vara do Trabalho em Sena Madureira (AC). Agora com o Balcão Virtual, levaremos cidadania aos munícipes”, destacou o diretor-geral do TRT-14.

Fonte: TRT-14

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária