Plenário define presidência do Tribunal do Trabalho em Campinas (SP)

Você está visualizando atualmente Plenário define presidência do Tribunal do Trabalho em Campinas (SP)
Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Foto: TRT15
Compartilhe

A desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla presidirá o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) no biênio 2020/2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na 59ª Sessão Extraordinária, ocorrida nesta terça-feira (1º/12), por maioria, o Plenário julgou procedente o Procedimento de Controle Administrativo nº 0008439-29.2020.2.00.0000 apresentado pela desembargadora, que impugnou o resultado das eleições para a escolha da direção da corte trabalhista sediada em Campinas (SP) e que atende às cidade do interior paulista.

Em eleição realizada no dia 1º de outubro, após a primeira votação, Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla se qualificou para disputar a presidência do TRT15 e obteve 28 votos na segunda votação. Ela concorreu com desembargador Edmundo Fraga Lopes, que obteve 24 votos. Os 55 desembargadores registraram presença no pleito e, na interpretação do resultado, o tribunal entendeu que a obtenção do “quórum qualificado” para eleição exigiria 29 votos, superando o total de metade mais um dos sufrágios.

Como o total de 29 votos não foi alcançado, o TRT15 declarou o desembargador Edmundo Fraga Lopes como presidente eleito pelo critério de antiguidade. No julgamento do PCA, o Plenário do CNJ entendeu incorreta a exigência, pelo TRT15, de quórum superior à formação da maioria absoluta de seus membros para a escolha do presidente. Como o TRT15 é composto por 55 membros, a maioria absoluta é alcançada com 28 votos, o que foi alcançado pela reclamante.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Veja álbum de fotos da sessão no Flickr (clique na foto para baixar em diversas resoluções)

 59ª Sessão Extraordinária

Reveja a 59ª Sessão Extraordinária no canal do CNJ no YouTube