PID no Marajó (PA) garante serviços em parceria com a Expedição Marajó 360

Você está visualizando atualmente PID no Marajó (PA) garante serviços em parceria com a Expedição Marajó 360
Foto: Ascom TJPA
Compartilhe

O Ponto de Inclusão Digital (PID) da comunidade Vila do Acangatá, localizada na zona rural do município de Portel, no Marajó, recebeu, na última quarta-feira (26/4), a expedição Marajó 360, projeto realizado pela Defensoria Pública do Estado com o apoio do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

O PID da Vila do Acangatá, instalado pelo TJPA em 12 de dezembro de 2024, desempenha papel fundamental no acesso à Justiça para essa comunidade, que fica em uma região de zona rural, a cerca de quatro horas de barco da zona urbana. Os PIDs são essenciais para aproximar os serviços do Judiciário de cidadãos que moram em localidades distantes ou de difícil acesso, garantindo atendimento mais eficiente e inclusivo.

Por meio do PID, a comunidade da Vila do Acangatá teve acesso aos diversos serviços oferecidos pelo projeto Marajó 360. A programação contou com palestra à comunidade, abordando as diversas formas de violência contra a mulher, apresentada pela defensora pública Érika de Andrade Xavier e pelo promotor de justiça Ronaldo Bastos Filho. Também foram garantidos atendimentos por meio do Balcão de Direitos e foi feita a emissão de documentos pessoais.

O apoio do TJPA, por meio do Fórum de Portel e do juiz Thiago Fernandes, demonstra como os PIDs podem ser utilizados como ponto de apoio para diversas ações sociais, jurídicas e de cidadania, ampliando seu alcance e benefício para a comunidade.

Qualificação

Para garantir um atendimento de excelência nos PIDs, o TJPA investe na capacitação dos atendentes. Já foram realizados treinamentos sobre excelência no atendimento, comunicação não violenta, uso de ferramentas de internet para atendimento ao público e prestação de serviços.

Recentemente, foi lançada a ferramenta Monitora PIDs, que permite coletar informações sobre os serviços mais demandados e o volume de atendimentos feitos, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços.

Os Pontos de Inclusão Digital desempenham um papel fundamental na prestação dos serviços do TJPA à população, especialmente os excluídos digitais e aqueles que moram em locais distantes dos fóruns ou em áreas de difícil acesso.

Os PIDs são essenciais para garantir o acesso à Justiça de forma mais eficiente e inclusiva. Eles aproximam os serviços judiciais da população, facilitando o acesso a informações, documentos e outros serviços sem a necessidade de grandes deslocamentos. Isso é especialmente importante para comunidades que enfrentam dificuldades de transporte ou que estão localizadas em áreas remotas.

Fonte: TJPA

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária