Pesquisa avalia presença de mulheres em seleção para magistratura

Você está visualizando atualmente Pesquisa avalia presença de mulheres em seleção para magistratura
Reunião do grupo de trabalho para discutir ingresso das mulheres na magistratura. Foto: Romulo Serpa/Agência CNJ
Compartilhe

O Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encarregado de propor mecanismos para ampliar a participação das mulheres nos processos seletivos de ingresso na magistratura realizou a primeira reunião nesta terça-feira (17/3). O colegiado vai realizar uma pesquisa para identificar a participação de mulheres nas comissões e nas bancas dos concursos e verificar se os editais de seleção dos últimos dez anos contemplam conteúdos de direitos humanos e equidade de gênero.

O GT foi instituído por meio da Portaria n. 44/2020, de iniciativa do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e faz parte das ações de promoção da equidade no âmbito do Judiciário e da agenda de eventos propositivos em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A conselheira Ivana Farina é a coordenadora dos trabalhos.

A pesquisa vai considerar questões que integram a Agenda 2030. Composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Agenda está sendo incorporada pelo Poder Judiciário com a condução do CNJ. Líderes de 193 países são signatários da Agenda 2030.

O GT conta com a participação dos seguintes conselheiros e conselheiras do CNJ: Candice Jobim, Flávia Pessoa, Tânia Reckziegel, Maria Cristiana Ziouva, Maria Tereza Uille, Luiz Fernando Keppen e Rubens Canuto Neto, além do secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Richard Pae Kim, e do juiz auxiliar da Presidência do Conselho, Rodrigo Capez.

Em 2019, o CNJ divulgou o “Diagnóstico da Participação Feminina no Poder Judiciário”. A pesquisa mostrou que a Justiça brasileira é composta predominantemente por magistrados e possui apenas 38,8% de juízas em atividade. Desde 2009, a participação feminina aumentou apenas 1,2 ponto percentual, quando registrava 37,6% de magistradas nas diferentes cortes do país. A nova pesquisa tem foco nas bancas de concursos e nos editais.

Agência CNJ de Notícias