Para subprocuradora, acessibilidade precisa guiar as decisões institucionais

Você está visualizando atualmente Para subprocuradora, acessibilidade precisa guiar as decisões institucionais
Palestra "Inclusão da pessoa com deficiência no Judiciário”, Maria Aparecida Gugel, subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho - Foto: Romulo Serpa/Ag.CNJ
Compartilhe

Em palestra no seminário “Inclusão da pessoa com deficiência no Judiciário”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira (19/5), a subprocuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Maria Aparecida Gugel destacou a importância de as pessoas com deficiência trabalharem em ambientes acessíveis e inclusivos.

“A pessoa com deficiência e a acessibilidade: de qual acessibilidade falamos?” foi o tema abordado pela subprocuradora, que é doutora em direito coletivo do trabalho pela Universidade de Roma, presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e da Pessoa com Deficiência e autora do livro Pessoas com Deficiência e Direito ao Concurso Público.

A especialista lembrou que acessibilidade é um direito fundamental e salientou a importância de o Judiciário discutir o tema para que todas as pessoas com deficiência possam gozar de seus direitos humanos e de cidadania. “A acessibilidade precisa estar presente em todas as nossas decisões institucionais, uma vez que se não estiveram bem ajustadas, podemos praticar a discriminação institucional”, pontuou. A subprocuradora enalteceu a atuação do CNJ, com destaque para a Resolução n. 230/2016, que orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e a recente Resolução n.343/2020, que institui condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência.

Ela deu exemplos práticos de como é possível promover uma maior acessibilidade nas instalações do serviço público, como adaptações de softwares e até mesmo a instalação de bancadas personalizadas. “Assim a gente tem um arcabouço para dizer que todos os direitos das pessoas com deficiência estão contemplados”, reforçou, destacando que a iniciativa do CNJ em debater o assunto ajuda a quebrar barreiras institucionais.

Maria Aparecida Gugel criticou realidades que tornam o dia a dia de alguém com deficiência mais complexo, como buracos, barreiras arquitetônicas, falta de sinalização e transporte público acessível. O Estado brasileiro ainda não entendeu que a pessoa com deficiência precisa estar contemplada em todas as políticas públicas”, encerrou a subprocuradora.

 

João Carlos Teles, com supervisão de Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias