Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça inaugura atendimento em Libras

Você está visualizando atualmente Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça inaugura atendimento em Libras
Linguagem de sinais
Compartilhe

​Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Surdo e Dia Internacional da Linguagem de Sinais, celebrada em 26 de setembro, a Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) inaugura o atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A novidade é fruto de parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão do tribunal.

A partir de agora, qualquer pessoa que queira apresentar reclamaçãodenúncia, sugestão ou elogio ao tribunal, ou precise obter informações, pode enviar um vídeo em Libras por e-mail (ouvidoria@stj.jus.br) ou pelo WhatsApp (61 99128-6419).

Após receber o vídeo, a Ouvidoria vai repassá-lo a um intérprete de Libras, e a mensagem será registrada no sistema para as providências. Assim que houver uma reposta sobre o caso, o intérprete gravará outro vídeo para transmissão ao cidadão interessado, pelo mesmo canal da manifestação inicial.

Na avaliação da ouvidora auxiliar, Valéria Ferraz Guimarães, essa iniciativa promove “mais inclusão no tribunal, pois disponibiliza um novo canal para as pessoas com deficiência poderem acessar os serviços do STJ”.

Segundo Monique Parente Nascimento Peixoto, assistente na Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão, a novidade está alinhada com a Resolução n.401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no sentido de deixar os serviços do tribunal “cada vez mais acessíveis a todas as pessoas”.

Fonte: STJ

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais