O Programa Novos Caminhos alcançou resultados expressivos no primeiro semestre deste ano na regional do Vale do Itajaí. Com foco na transformação de trajetórias por meio da educação e da profissionalização, a iniciativa superou as metas estabelecidas pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), parceira do programa, nas áreas de empregabilidade e inclusão educacional de adolescentes em situação de acolhimento institucional. Ao todo, 92 adolescentes participam do programa na região, sendo que 70 estão aptos para o trabalho. Um dos principais destaques é a inserção de 68% desses adolescentes no mercado de trabalho — 30% deles contratados por indústrias da região.
Na área da educação profissional, os números também impressionam. Foram mais de 150 matrículas realizadas em cursos oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), muitos deles frequentados por adolescentes em mais de uma turma. Com o fortalecimento das parcerias, o número total de matrículas superou 170, e contemplou ainda instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No total, mais de 80 adolescentes participaram dos cursos, um crescimento de 138% em relação à meta estipulada pela Fiesc para o período.
A dimensão concreta dessa transformação pode ser vista em histórias como a de Victoria Ciglinde Kozloski, que viveu em uma casa de acolhimento entre 2017 e 2019 e participou do Novos Caminhos aos 14 anos. Em 2024, incentivada por uma amiga também egressa do acolhimento, Victoria fez o contato com a interlocutora do Programa Novos Caminhos no Senai para conhecer as possibilidades de cursos ofertados. Em 2025, foi beneficiada com uma bolsa de estudos, iniciou o curso técnico de Análise de Sistemas e deu um novo rumo à sua trajetória. “Com o início do curso, uma nova história começou a ser escrita. A formação já abriu caminhos para mim na área da programação. Conheci professores incríveis, que sempre me incentivaram a não desistir, e pessoas do projeto que me apoiaram desde o começo”, relata.
Hoje, ela sente orgulho do caminho que trilha e acredita no poder da educação como agente de mudança: “Assim como eu, muitas crianças e adolescentes só precisam de uma chance e de alguém que acredite nelas. A educação transforma vidas, cria futuros e acende esperanças”, enfatiza Victoria.
Para a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc – Sesi – Senai/SC, Lígia Urbini Eugênio, os resultados vão além dos números. “Representam a possibilidade concreta de romper ciclos de violência, oferecer autonomia e ressignificar histórias por meio da educação, da formação profissional e do cuidado integral”, enfatiza. Ela reforça que os avanços só foram possíveis graças ao trabalho conjunto de diversas áreas da Fiesc, cujo esforço integrado garante desde o acesso aos cursos até o acolhimento, a formação e o encaminhamento profissional dos adolescentes, com apoio essencial à organização pessoal e à saúde emocional.
As oportunidades de formação do Novos Caminhos na região do Vale do Itajaí, neste primeiro semestre, contemplaram mais de 30 temáticas diferentes, duas delas desenvolvidas especialmente para crianças entre seis e 11 anos. Entre os cursos estão: Aprendizagem Industrial em Instalações Elétricas, Operações Logísticas, Metalmecânica, Processos de Apoio da Indústria de Vestuário, Técnicas de Vendas, Ferramentas Digitais de Gestão e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente, seis jovens frequentam cursos técnicos do Senai nas áreas de Vestuário, Mecânica, Eletromecânica, Administração e Desenvolvimento de Sistemas.
A interlocutora do programa Novos Caminhos no Senac Blumenau, Sandra Mara Sardá Borges, também destaca o papel das parcerias para o sucesso do programa: “A participação do Senac no programa Novos Caminhos, oferecendo cursos gratuitos em todas as áreas e, especificamente, o curso ‘Descobrindo a Informática’, representa uma oportunidade valiosa para os adolescentes”. Segundo ela, essa iniciativa abre portas para o aprendizado, o desenvolvimento de novas habilidades e a possibilidade de uma inserção mais fácil no mercado de trabalho. “Para os jovens, é uma chance de transformar suas vidas, conquistar autonomia e construir um futuro melhor. O Senac acredita no talento de cada jovem”, reforça.
Sobre o programa Novos Caminhos
O Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Fiesc. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).