Mutirão promovido por tribunal maranhense atende população em situação de rua

Você está visualizando atualmente Mutirão promovido por tribunal maranhense atende população em situação de rua
Além do jantar, as pessoas também receberam orientações sobre documentação, andamento de processos e acesso a direitos - Foto: Ribamar Pinheiro
Compartilhe

Um jantar especial servido à população em situação de rua, no dia 30 de dezembro, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, marcou mais uma edição do PopRuaJud. O mutirão foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Desta vez, o evento aconteceu em conjunto com a Paróquia São Maximiliano Kolbe.

Além do jantar, as pessoas também receberam orientações sobre documentação, andamento de processos e acesso a direitos, no ônibus do PopRuaJud, iniciativa inédita do país, idealizada pelo Judiciário maranhense.

No local, o ônibus do PopRuaJud também estava à disposição das pessoas, com o intuito de ampliar o acesso à Justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade social, viabilizando atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado.

O juiz coordenador do Comitê PopRuaJud, Douglas de Melo Martins, ressaltou que o TJMA liderou o PopRuaJud para garantir dignidade a essas pessoas – Foto: Ribamar Pinheiro.

O juiz coordenador do Comitê PopRuaJud, Douglas de Melo Martins, ressaltou que, mais uma vez, o TJMA liderou o PopRuaJud para garantir dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Não podemos ter uma sociedade onde muitos têm e outros nada têm. É preciso haver um equilíbrio. É com esse sentimento que o Judiciário maranhense está cada vez mais envolvido com o PopRuaJud para realizar um movimento permanente, de realização de ações, inclusive por meio do nosso ônibus. Afinal, uma fé sem obra é uma fé morta”, pontuou.

O representante da Paróquia São Maximiliano Kolbe, Andrey Barreto, parabenizou o TJMA pela iniciativa que beneficiou moradores e moradoras em situação de rua de São Luís. “Contarmos com a parceria do tribunal de justiça, nesta importante ação social, é muito gratificante para todos nós. Estarmos aqui é um verdadeiro presente de Deus. Que a nossa parceria continue em 2025”, disse.

Participaram do evento o juiz assessor de Relações Institucionais da Presidência, Douglas Lima da Guia; a chefa de gabinete Tereza Fonseca; servidores e servidoras do TJMA; e representantes da Paróquia São Maximiliano.

PopRuaJud

O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n. 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.

População em situação de rua

De acordo com levantamento feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), 300.868 pessoas vivem atualmente em situação de rua em todo o Brasil.

Em dezembro de 2023, esse total era de 242.756 pessoas. O levantamento, divulgado em julho deste ano, é realizado com base nos dados de junho do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), servindo como indicativo das populações em situação de vulnerabilidade.

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais