Mutirão com Conselho de Contabilidade do Ceará alcançou 100% de acordos

Você está visualizando atualmente Mutirão com Conselho de Contabilidade do Ceará alcançou 100% de acordos
Foto: JFCE/TRF5
Compartilhe

A Central de Conciliação da Justiça Federal no Ceará alcançou 100% de acordos em mutirão para regularização de dívidas junto ao Conselho Regional de Contabilidade do estado (CRC/CE). O valor total negociado foi de R$ 441.190,85.

De 27 de junho a 12 de julho, a unidade do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) realizou 82 audiências de conciliação por chamada de vídeo, das quais 40% foram reclamações pré-processuais. Os acordos firmados pelos profissionais de Contabilidade com o CRC/CE trouxeram descontos de encargos moratórios e parcelamento de anuidades e multas.

A iniciativa faz parte do projeto “Bora conciliar?!”. Lançado em maio deste ano, tem o objetivo de incentivar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os conselhos de classes profissionais a resolverem os conflitos por meio da conciliação, evitando o procedimento judicial.

Procuradora jurídica do Conselho, Elisabeth Coelho, ressaltou o êxito da iniciativa. “Tivemos mais de duas semanas intensas com a realização de duas mesas conciliatórias a cada dia e acordos voltados a processos judiciais e pré-processuais. Ao final, tivemos 100% dos acordos fechados. É uma realidade, a tecnologia a nosso favor.”

Adriana Monteiro, servidora da Central, ponderou a importância da realização de audiências virtuais para profissionais que residem fora da capital. “As audiências de conciliação do CRC/CE, por chamada de vídeo, atenderam prontamente a demanda dos profissionais contadores residentes no interior do estado, impossibilitados de comparecer presencialmente à Central de Conciliação. Os resultados dos acordos foram favoráveis. Os descontos apresentados pelo CRC/CE às dívidas desses profissionais foram significativos.”

Fonte: JFCE/TRF5

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos