Meta 2 : TJAC estima realizar 400 audiências de conciliação

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizará entre os dias 14 e 18 de setembro, 400 audiências de conciliação, envolvendo nove Comarcas do Estado: Rio Branco, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Essas audiências tentarão solucionar conflitos relacionados a processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005, que é a Meta 2, uma das dez metas estabelecidas para o Judiciário brasileiro alcançar este ano.

A chamada Semana Nacional da Conciliação – Meta 2 é uma campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como objetivos estimular a população a utilizar a via da conciliação para a solução de conflitos e garantir a mobilização dos órgãos do Judiciário no cumprimento da meta. Na próxima segunda-feira (14), o lançamento e a abertura oficial do evento acontecerá simultaneamente em capitais das cinco regiões do país: São Paulo (Sudeste), Curitiba (Sul); Cuiabá (Centro-Oeste), Recife e Maceió (Nordeste) e Rio Branco (Norte).

 Organização – De acordo com o Gestor da Meta 2 no âmbito do Judiciário acreano e coordenador local do evento, desembargador Samoel Evangelista, cada unidade judiciária, após a identificação dos processos que se inserem na campanha da Meta 2, realizaram a triagem daqueles com possibilidade de conciliação e então agendaram as audiências para ocorrer durante a Semana. “Esperamos contar com a participação e engajamento de todos os magistrados e suas respectivas equipes nesta atividade que é mais uma das ações estimuladas pelo Tribunal de Justiça com vistas ao cumprimento do desafio proposto pelo CNJ”, afirma o desembargador.

Diante disso, no mês de agosto o Tribunal constituiu um Grupo de Trabalho específico para promoção, implementação e realização de ações da Semana da Conciliação no Estado. Fruto desse trabalho foi a definição de um plano de ação integrado entre todas as unidades participantes, que passaram a contar com apoio logístico da direção do TJAC.

Na Comarca de Rio Branco participarão da Semana Nacional da Conciliação – Meta 2 a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis e a Vara de Órfãos e Sucessões. Juntas, elas promoverão 300 audiências de conciliação, distribuídas durante os dias 14 e 18 de setembro, no horário das 8h às 18h. Todas essas audiências acontecerão no próprio Fórum Barão do Rio Branco, em dois locais específicos: no Plenário do Tribunal do Júri estarão concentradas as audiências das quatro varas cíveis e no Espaço Cultural as audiências da Vara de Órfãos e Sucessões.

Como forma de melhor orientação das pessoas convidadas a participar da Semana, cada uma dessas unidades está sendo identificada por uma cor. A intimação recebida pelo cidadão em sua residência leva esta identificação, assim como o local em que ele será recebido no Fórum para sua audiência está assim demarcado. Confira a etiqueta de identificação de cada uma das unidades.

Fonte:Assessoria de Imprensa TJAC