Lar Legal entrega títulos de propriedade para 55 famílias de Forquilhinha (SC)

Você está visualizando atualmente Lar Legal entrega títulos de propriedade para 55 famílias de Forquilhinha (SC)
Foto: Ascom TJSC
Compartilhe

O programa Lar Legal, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveu mais um evento de entrega de títulos de propriedade para famílias de Forquilhinha na noite da última terça-feira (7/11), em solenidade ocorrida no Paço Municipal. Foram entregues 55 títulos para moradores do bairro Santa Líbera.

O juiz substituto Guilherme Costa Cesconetto, em atuação na Vara Única da comarca de Forquilhinha e que no ato representou o coordenador do Lar Legal, desembargador Selso de Oliveira, ressaltou que o dia era de muita alegria para os munícipes de Forquilhinha, especialmente para os moradores beneficiados. “É o momento em que se concretiza o sonho de 55 famílias que certamente esperavam muito por isso.”

O magistrado destacou ainda que o Lar Legal, como instrumento jurídico de regularização fundiária, muda a vida das pessoas ao conferir a elas cidadania, dignidade e sentimento de pertencimento, além de transformar cenários em outros vários aspectos. “As 55 famílias aqui presentes passam a ter oficialmente a titularidade de seus imóveis e estão asseguradas para fazer o investimento que desejam na sua propriedade, financiar reformas e ampliações, além de ter facilitado o acesso a serviços básicos como luz, água, esgoto e pavimentação.”

O prefeito do município, José Cláudio Gonçalves, afirmou em sua fala que o Lar Legal é um programa excepcional, criado pelo Poder Judiciário e que acontece com apoio do Ministério Público de Santa Catarina e das prefeituras municipais. “Um programa maravilhoso que tem, de fato, entregado essas escrituras e esses documentos que dão a dignidade e condição de vida para essas pessoas.” Também participou da solenidade a advogada da empresa WS Regularização de Imóveis, Sabrina Ramos Wagner, que atuou no processo de regularização (com informações da Prefeitura de Forquilhinha).

Iniciativa do TJSC, o Lar Legal consiste em legalizar títulos de propriedade para famílias carentes residentes em loteamentos ou comunidades empobrecidas já consolidados. Além de oficializar a propriedade às famílias, aos municípios a regularização possibilita a implementação de melhorias nos locais, com a implantação de obras de saneamento básico, iluminação pública e cobrança do IPTU.

O programa segue com sua agenda de entregas em Santa Catarina. As próximas solenidades de entrega de matrículas acontecem em Águas Frias, que pertence à comarca de Coronel Freitas, nesta sexta-feira (10/11), e Guaraciaba, que pertence à comarca de São Miguel do Oeste, na próxima terça-feira (14/11).

Fonte: TJSC

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais