Justiça Federal lança no Rio de Janeiro portal moderno e dinâmico

Você está visualizando atualmente Justiça Federal lança no Rio de Janeiro portal moderno e dinâmico
Compartilhe

O novo portal da Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ) entrou no ar na quarta-feira (9/12). Desde o último dia 26, foi disponibilizada uma versão experimental pelo site atual. Totalmente reformulado, moderno e dinâmico, o site tem navegação mais fácil e rápida. Os serviços disponibilizados ganharam maior visibilidade. Seguindo as atuais tendências da web, o portal tem a capacidade para adaptar-se a tablets e celulares.

O portal foi implementado em software livre pela equipe técnica da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) sem nenhum custo extra para a instituição. Todas as etapas de construção do portal (projeto, planejamento, design, desenvolvimento, testes e publicação) foram executadas por servidores das seções subordinadas à Coordenadoria de Informação e Produção Editorial, que pertence à Subsecretaria de Informação e Documentação.

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo escolhido foi o Drupal, utilizado, entre outras instituições, pela Casa Branca, nos EUA, e pela Ancine, no Brasil. O software torna a navegação ágil, tem responsividade (adaptação a dispositivos móveis) e permite pesquisa detalhada para licitações, despesas com pessoal, jurisdições, endereços de foros com mapas de localização e feriados locais, entre outras informações.

Acessibilidade – A navegação por pessoas com necessidades especiais atende ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, do governo federal. A barra “Acessibilidade” fica na parte superior direita do portal e reúne os atalhos de navegação padrão. Ao lado, há a opção “Alto Contraste”, que permite mudar o tom claro e escuro das páginas. As ferramentas estão disponíveis em todas as páginas.

No topo, também é possível acessar as páginas de outros órgãos da 2ª Região: o Tribunal Regional Federal e a Seção Judiciária do Espírito Santo. O acesso aos sistemas do processo eletrônico e consulta processual segue inalterados. Na página principal, à esquerda, há botões de acesso às funcionalidades. Na mesma coluna, outros banners facilitam o acesso a serviços essenciais, como “Atendimento aos Juizados”, “Diário Eletrônico”, “Custas (GRU)”, “Assistentes do Juízo (AJG)” e “Acesso à Informação”.

A página do atendimento dos Juizados Especiais Federais (onde cidadãos podem ingressar sem advogado) ganhou layout próprio, com explicações gráficas sobre ajuizamento de ações de JEFs. Em “Dúvidas e Contato”, há orientações sobre questões frequentes e o canal mais adequado para a solução da demanda.

Notícias – No centro, no alto, há um álbum com as principais notícias. Abaixo, estão os “Avisos” institucionais, seguidos por uma seção de “Notícias”. No terço final, estão os endereços dos foros da capital, sede administrativa e acesso aos endereços das subseções. O site conta com feeds, que permitem aos usuários receber as atualizações da página mediante inscrição.

É recomendável que os usuários atualizem seus links favoritos. No lançamento, será disponibilizada pesquisa para que os usuários avaliem o novo portal. É muito importante para a SJRJ conhecer a opinião do público para avaliar o grau de satisfação e se há necessidade de adaptações e ajustes imediatos.

Fonte: JFRJ