Justiça Federal de Teófilo Otoni expede mandados de prisão, busca e apreensão no âmbito da “Operação Desengate”

Você está visualizando atualmente Justiça Federal de Teófilo Otoni expede mandados de prisão, busca e apreensão no âmbito da “Operação Desengate”
Foto: Saulo Cruz/TRF1
Compartilhe

A Justiça Federal de Teófilo Otoni expediu nove mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, no âmbito da “Operação Desengate” deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (24/6). Essa operação se destina a combater a prática ilegal de retenção de cartões de benefícios sociais de indígenas da etnia “Maxakalis” e a prender autor de ameaças e violência contra esse povo indígena.

A ordem de prisão e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santa Helena de Minas, Bertópolis e Ladainha. Segundo informações da Polícia Federal, durante as investigações, que começaram em janeiro deste ano, a PF identificou um homem com histórico de crimes na região da cidade mineira de Santa Helena de Minas. Ele seria um dos principais responsáveis pela retenção de cartões de benefícios sociais de indígenas.

Há indícios, também, de que ele teria torturado uma vítima que cancelou um dos cartões retidos, para tentar se livrar da retenção indevida. São investigados ainda um vereador, um funcionário terceirizado da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e quatro comerciantes supermercadistas, suspeitos de retenção ilegal de cartões. A finalidade da retenção seria a obtenção de vantagens indevidas em prejuízo dos indígenas, mediante cobrança de valores exorbitantes por produtos fornecidos, além de monopólio sobre os valores que se tornavam inacessíveis a seus titulares.

A corporação da PF informou que os envolvidos responderão por estelionato, extorsão e associação criminosa, podendo cumprir até 24 anos e meio de reclusão, se forem condenados. Além desses crimes, o homem que foi preso ainda responderá por tortura, que pode ensejar reclusão de até mais oito anos, em caso de condenação.

Fonte: SJMG/TRF1