Justiça Federal da 1ª Região homologa 2,1 mil acordos na Semana da Conciliação

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 1ª Região homologa 2,1 mil acordos na Semana da Conciliação
Arte: TRF1
Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) homologou 2.097 acordos na XV Semana Nacional da Conciliação, que ocorreu entre os dias 30 de outubro e 4 de dezembro. Os Juizados Especiais Federais (JEFs) aparecem como os que mais conciliaram, com 1.833 homologações, seguidos pelas Varas Federais, que realizaram 250 audiências durante os cinco dias do evento de esforço concentrado.

A coordenadora do Sistema de Conciliação da 1ª Região (Sistcon), desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, avaliou como excelente o desempenho, apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “O SistCon sempre se preocupou em promover a solução pacífica dos conflitos por meio da conciliação, de forma que os magistrados e servidores da Justiça Federal da 1ª Região trabalharam o ano todo – e não somente na Semana Nacional da Conciliação –, se reinventando, buscando alternativas tecnológicas como o Teams e WhatsApp para a realização das audiências de conciliação. Tanto é que o resultado foi excelente, pois foram realizadas 85.779 audiências de conciliação no ano de 2020.”

Gilda Sigmaringa também falou das parcerias. “Os acordos obtidos foram resultado de parcerias institucionais com o INSS, com a Caixa, com a União, além daqueles referentes ao pagamento do auxílio emergencial. O resultado alcançado na Semana Nacional de Conciliação é o reflexo de um Judiciário que não parou!”

Entre as seccionais do TRF1, as que mais realizaram acordos foram: a Seção Judiciária da Bahia, com 457 homologações nos JEFs e 10 nas varas; a Seção Judiciária de Minas Gerais, com 417 nos JEFs e 46 nas varas, e a Seção Judiciária do Pará, com 238 acordos realizados nos JEFs e 2 nas varas.

Por unidade judiciária, quem se destacou foi o JEF Adjunto da Subseção Judiciária de Campo Formoso (BA) e o JEF Adjunto da SSJ de Viçosa (MG), ambas com 102 homologações. Em seguida, com 77 acordos, está o JEF Adjunto da SSJ de Jequié (BA) e o JEF Adjunto da 1ª Vara da SSJ de Santarém (PA), com 68 acordos homologados.

Os assuntos mais procurados para audiências durante a Semana da Conciliação foram: aposentadoria por idade (rural), com 660 acordos; auxílio-doença previdenciário, com 417 acordos e salário-maternidade, com 270 homologações.

Semana Nacional da Conciliação

Desde 2006, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os órgãos do Poder Judiciário, promove anualmente a Semana Nacional de Conciliação, que visa ao encerramento do maior número possível de demandas de forma pacífica, segura e célere por intermédmeio da conciliação. Este ano, o tema adotado pelo Sistema de Conciliação da 1ª Região (SistCon) para a semana foi o mesmo foco do CNJ, “Menos conflito, mais resultado”.

Mesmo com a pandemia, as audiências de conciliação foram realizadas de maneira remota pelo aplicativo Teams, ferramenta adotada pelo TRF1 e Seccionais como meio de trabalho remoto – algo totalmente novo advindo com a pandemia do novo coronavírus.

Apesar do esforço concentrado dos Núcleos de Conciliação na Semana Nacional, a solução é permanente e está disponível ao jurisdicionado durante todo o ano nas 28 unidades de conciliação presentes nas 14 seccionais e subseccionais que integram o TRF1 (AC, AM, AP, BA, DF, GO, MA, MG, MT, PA, PI, RO, RR e TO).

Fonte: TRF1