Justiça Eleitoral do Pará faz parceria para coleta de materiais recicláveis

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do Pará faz parceria para coleta de materiais recicláveis
Compartilhe

Uma iniciativa conjunta entre o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio de seu Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), localizada no bairro da Condor, em Belém, resultou na coleta de mais de meia tonelada de materiais recicláveis. A ação batizada de Sustentabilidade nas Eleições Gerais 2022, ocorreu durante o 1º e o 2º Turnos, nos dias 2 e 30 de outubro, em seis pontos de votação da capital paraense.

A Concaves reúne cerca de 40 catadores, que tiram o sustento deles e de suas famílias desse trabalho. A cooperativa atua principalmente nos bairros da Terra Firme, Nazaré, Batista Campos, Umarizal, Reduto e Cremação, Jurunas, parte do Guamá e São Brás.

De acordo com informações repassadas pelo NSA, a ação visa “garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos produzidos em locais de votação com grande fluxo de eleitores”. O projeto contribuiu ainda para uma cidade mais limpa, no 1º e 2º turnos das Eleições, com o recolhimento de material reciclável, como papelões, panfletos, adesivos, embalagens de alimentos e bebidas. “Recolhemos 620 quilos de papel e papelão e 42 quilos de plásticos nessa ação com o TRE”, informou a presidente da Cooperativa, Débora Baia.

A Concaves montou posto de coleta seletiva nas escolas definidas pelo TRE do Pará e fez rota para recolhimento de material em outros locais de grande movimentação de eleitores. A iniciativa, além de diminuir o impacto ambiental, tem como objetivo ainda contribuir para o incremento da renda dos catadores de materiais recicláveis.

A ação ocorreu nos seguintes locais de votação: Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Camilo Salgado, Escola Estadual de Ensino Fundamental Placídia Cardoso, Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Daniel Samarat, Escola Estadual de Ensino Médio Governador Alexandre Zacharias de Assumpção e Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA (NPI).

Fonte: TRE-PA