Justiça do Piauí lança cartilha sobre o respeito à diversidade

Você está visualizando atualmente Justiça do Piauí lança cartilha sobre o respeito à diversidade
Detalhe da capa da Cartilha sobre o Respeito à Diversidade. Arte: TJPI
Compartilhe

A Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de vida do Tribunal de Justiça do Piauí (SUGESQ/TJPI) lançou nesta quarta-feira (23/3) a Cartilha sobre o Respeito à Diversidade. A publicação é uma iniciativa para promoção do respeito à diversidade e ao combate de atos discriminatórios em razão da orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas. O material traz informações como sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero, transexual idade, além de informações como formas de se desenvolver um ambiente de trabalho com mais respeito à diversidade.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Oliveira, destaca que a Cartilha da Diversidade é um instrumento de conscientização para os servidores públicos em sua missão de prestar atendimento e serviços de qualidade à população e fomentar uma cultura de respeito e empatia no ambiente de trabalho.

O superintendente da SUGESQ, Pedro Leopoldino Ferreira Filho, pontua a importância de uma cartilha como essa para o combate ao desrespeito e à violência contra pessoas LGBTQIA+. “Muitas pessoas interpretam a afetividade, os sentimentos e demais assuntos relacionados à sexualidade como doença, no entanto, isso precisa ser combatido. Todos nós somos iguais e não há motivos para discriminação ou desrespeito com nenhum indivíduo.  A diversidade é um tema de suma importância para ser debatido e esperamos que através dessa cartilha possamos fazer a nossa parte, no âmbito do TJ-PI,  e sensibilizar os servidores (as) para acerca desse tema”, ressalta o médico.

A psicóloga da SUGESQ, Clarissa Andrade, também pontua que a publicação tem como objetivo divulgar informações relevantes sobre orientações sexuais, identidades de gênero, entre outros temas com o intuito de promover um ambiente com mais respeito e tolerância com o público LGBTQIA+. “Com informação, é possível quebrar preconceitos e trazer uma maior conscientização às pessoas, não sendo mais admissível tolerar violações de direitos as pessoas LGBTQIA+ em pleno século XXI”, disse a psicóloga.

Para o Tribunal de Justiça do Piauí, é de suma importância reconhecer o valor da diversidade na construção de um mundo onde a pluralidade seja aceita, acolhida e percebida como expressão da riqueza da experiência humana.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais