Justiça do Piauí acerta detalhes de sistema de identificação criminal

Você está visualizando atualmente Justiça do Piauí acerta detalhes de sistema de identificação criminal
Compartilhe

A criação de um programa de identificação criminal para utilização em todo o estado do Piauí foi discutida na Central de Inquéritos do estado em reunião na quarta-feira (14/9). Ficou acordado que em 30 dias será implantado programa de cadastramento e identificação do autuado preso em flagrante delito, inicialmente na Delegacia da Central de Flagrantes de Teresina (PI).

A medida, uma antiga demanda dos delegados de Polícia e da Justiça Criminal, consiste em reunir dados acerca de envolvidos em crimes para criar uma identidade criminal (registros policiais e folha de antecedentes) fidedigna, para diferenciá-los dos demais indivíduos no âmbito penal. É por meio dessa identificação que se levantam dados válidos e confiáveis das características do provável autor de um ilícito penal, uma vez que dele são extraídas informações peculiares (qualificação, fotografia, características e sinais físicos, modo de agir), dentre outras de interesse policial.

O encontro reuniu profissionais de tecnologia de informação da Secretaria de Segurança, da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e da Secretária de Tecnologia e Informação e Comunicação (STIC). Os dados serão coletados por ocasião da lavratura do auto de prisão em flagrante e, posteriormente, inseridos nos bancos de dados do sistema para auxiliar os órgãos policiais e o Poder Judiciário.

Fonte: TJPI