Justiça do DF finaliza cálculos de precatórios por motivo de doença grave

Você está visualizando atualmente Justiça do DF finaliza cálculos de precatórios por motivo de doença grave
Compartilhe

Na última semana de abril, a Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) finalizou os cálculos das superpreferências concedidas por motivo de doença grave. Agora, a Coorpre segue com providências para efetivar o pagamento dos credores, com processos apresentados até 2 de abril de 2024, conforme Resolução n. 303/2019 do CNJ e Nota 8 do Fórum Nacional de Precatórios.

Em relação à superpreferência por motivo de idade, a contadoria já iniciou os cálculos de atualização dos valores, a fim de viabilizar o pagamento dos credores cadastrados na lista que, atualmente, conta com 16.969 pessoas. A previsão é de que essa etapa do trabalho seja executada entre abril de 2025 e agosto de 2026.

A lista é montada automaticamente pelo sistema informatizado que faz a coleta dos dados objetivos — data de nascimento do credor, de autuação do precatório e natureza do crédito (alimentar) — e a ordena de forma cronológica, ou seja, do credor mais antigo para o mais recente, a fim de compor a lista dos credores de natureza alimentar com mais de 60 anos, conforme a Constituição Federal (artigo 100, §§2.º e 3.º e artigo 102 ADCT) e a Resolução n. 303/2019 do CNJ.

ATENÇÃO: os credores de precatórios superpreferenciais, especialmente os de doenças graves, devem manter os dados atualizados no processo, como a identificação da chave Pix para depósito dos valores. Para mais informações, a Coorpre orienta que sejam obtidas em fontes seguras, como o(a) advogado(a) que conduz o processo, a Defensoria Pública ou em atendimento na unidade, presencialmente ou acessando o Balcão Virtual.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária