Justiça do DF alcança a marca de 200 mil processos digitalizados

Você está visualizando atualmente Justiça do DF alcança a marca de 200 mil processos digitalizados
Foto: G.Dettmar/CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) celebra a conquista, neste mês de dezembro de 2023, da notável marca de 200 mil processos e mais de três milhões de documentos digitalizados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Isso representa um avanço significativo na modernização e eficiência dos processos judiciais e administrativos da instituição.

Em operação desde 2016, o sistema atinge esse patamar num momento em que o tribunal já está integrado ao Barramento Tramita GOV.BR – ferramenta destinada à tramitação de processos administrativos e documentos eletrônicos entre os diversos Sistemas de Processo Administrativo Eletrônico (SPE) existentes na administração pública.

O 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Angelo Passareli, responsável pelo gerenciamento do sistema, destacou que “a incorporação do SEI revolucionou o paradigma de trabalho da área administrativa do TJDFT, substituindo métodos tradicionais por um ambiente digital inovador. Essa transição representou um salto significativo em direção a processos mais eficientes, transparentes e ágeis”.

Além de otimizar processos, o SEI trouxe benefícios financeiros e ambientais. A eliminação do uso de papel reduziu os custos operacionais e teve um impacto positivo no meio ambiente, o que está alinhando aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Desde o início, o SEI foi um instrumento transformador que possibilitou o aumento da produtividade e agilidade na tramitação das ações judiciais. Em comemoração aos sete anos de existência, o SEI reforça seu papel como ferramenta fundamental para a modernização do TJDFT.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária