Juízo 100% Digital ajuda Vara de Jaboatão (PE) a reduzir o uso de papel

Você está visualizando atualmente Juízo 100% Digital ajuda Vara de Jaboatão (PE) a reduzir o uso de papel
Foto: Banco de Imagens
Compartilhe

A Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes (PE) já atestou uma considerável redução do uso do insumo papel nos dois primeiros meses deste ano, após a instalação do Juízo 100% Digital. A unidade, que já priorizava os meios digitais desde implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) a partir de 2019, registrou uma drástica diminuição no uso do papel a partir de dezembro do ano passado, quando aderiu ao 100% Digital.

Enquanto, nos em janeiro a fevereiro de 2020, foram utilizadas três resmas, em 2021, no mesmo período, o consumo foi de apenas uma resma de papel. Antes disso, no período de 2015 a 2019, foram consumidas 695 resmas de papel – 139 por ano.

Em média, durante esses cinco anos, o consumo era de aproximadamente 12 resmas por mês. A redução alcançou 87,5% nos dois primeiros meses de 2020 em comparação ao mesmo período dos anos anteriores. Em janeiro e fevereiro de 2021, esse índice aumentou para cerca de 96% na Vara da Infância e Juventude de Jaboatão.

A juíza da Vara, Christiana Caribé, destaca que a eliminação do papel garante maior segurança também do ponto de vista da saúde. “Não é preciso manusear o papel; um material que pode disseminar doenças, como contaminação de olhos e das vias respiratórias.”

Além da economia do gasto público com a compra de papel, ela também lista outras vantagens com o PJe e com o Juízo 100% Digital: eliminação de remessa dos autos físicos para órgãos como o Ministério Público ou Defensoria Pública; o protocolo on-line das petições, que evita que as partes se desloquem para os Fóruns; e a possibilidade de realizar as audiências remotas com partes e testemunhas localizadas em outros municípios, estados e até países, reduzindo consideravelmente a expedição de cartas precatórias e rogatórias para este fim. “Isso impacta em uma maior celeridade na tramitação processual, em consequência.”

Segundo Christiana, a tecnologia tornou o trabalho remoto viável. “Desta forma, o Poder Judiciário estadual pode continuar prestando a Jurisdição, mesmo neste período tão delicado da história mundial em que convivemos com a pandemia da Covid-19, que impõe o distanciamento social.”

Juízo 100% Digital

O TJPE aderiu, em novembro de 2020, ao Programa Juízo 100% Digital, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite ao cidadão usar a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem precisar comparecer fisicamente aos fóruns e demais dependências do Judiciário. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à Justiça por meio de ferramentas já utilizadas pela população, como a consulta aos processos e a comunicação com os jurisdicionados através do celular. O programa permite que todos os atos processuais das varas que atuarão sejam praticados exclusivamente por meio digital e remoto, através da internet, incluindo as audiências e sessões de julgamento, que vão ocorrer exclusivamente por videoconferência.

Fonte: TJPE