Judiciário paranaense lança Programa de Governança Institucional

Você está visualizando atualmente Judiciário paranaense lança Programa de Governança Institucional
Arte: TJPR
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) lançou, nessa segunda-feira (13/9), seu Programa de Governança Institucional. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR) no YouTube.

O presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, destacou a finalidade da iniciativa. “O objetivo principal é promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da governança e da gestão institucional no nosso tribunal.”

Souza Netto ainda ressaltou a importância do programa. “O processo de governança é um conjunto de iniciativas que buscam promover melhores práticas para a modernização e o aperfeiçoamento dos mecanismos de governança e gestão institucional em prol da melhor entrega de resultados aos destinatários finais, que é a sociedade.”

O lançamento teve a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil, João Augusto Ribeiro Nardes. “Depois que se implanta a governança na instituição, fica mais fácil de entregar resultado para a sociedade, porque você passa a utilizar as ferramentas da governança como questões-chave para poder ter um acompanhamento de tudo que acontece, seja no Tribunal de Justiça ou no governo federal, estadual ou municipal.”

O coordenador do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance do TJPR, Thiago Martini Ribeiro Pinto, explicou a organização no novo Programa. “O programa está estruturado nos pilares de liderança, estratégia e controle, que são os pilares de referência para toda instituição pública ou privada no que tange o desenvolvimento da governança.  Possui, ao todo, um conjunto de dez práticas. Dentro dessas práticas, há 24 iniciativas, sendo que 11 já foram iniciadas.”

A contribuição da EJUD-PR foi destaca como essencial pelas pessoas participantes. “A Escola irá participar do programa por meio da capacitação de lideranças e da capacitação continuada de auditores”, destacou o diretor-geral da EJUD-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira. Para a secretária do TJPR, Mariana da Costa Turra Brandão, a iniciativa é a realização de compromissos. “O lançamento, hoje, desse Programa é muito emblemático, pois demonstra o comprometimento do Tribunal e da gestão com a construção de uma governança sólida.”

Governança Institucional

O Programa de Governança Institucional do TJPR compreende um conjunto de práticas e iniciativas a serem implantadas para desenvolver os mecanismos de liderança, estratégia e controle, empregados para avaliar, direcionar e monitorar a gestão institucional do Tribunal. O pilar da liderança compreende o estabelecimento do modelo de governança e de um programa de compliance, bem como a promoção da capacidade de liderança.

Já o de estratégia possui como práticas promover o gerenciamento de riscos, estabelecer a estratégia e promover a gestão estratégica, além de monitorar os resultados organizacionais e o desempenho da gestão. E o de mecanismo de controle visa a promover a transparência e prestação de contas, avaliar a satisfação das partes interessadas, e assegurar a efetividade da auditoria interna.

Ao todo, as práticas compreendem 24 iniciativas que estão sendo aplicadas pelo Tribunal. O processo de elaboração do Programa foi colaborativo e contou com o envolvimento de servidoras e servidores na proposição de ideias de projetos, iniciativas ou ações que pudessem ser implantadas pela instituição para desenvolver cada uma das práticas relacionadas aos três pilares do projeto.

As iniciativas que serão desenvolvidas pelo TJPR foram inspiradas nas recomendações do TCU contidas no Referencial Básico de Governança Organizacional. Além disso, são orientadas pelos princípios norteadores da gestão de valorização do ser humano, aumento da eficiência, capacitação contínua de magistrados e servidores, uso racional de recursos e aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Fonte: TJPR