Judiciário de MT lança Centro de Solução de Conflitos exclusivo para saúde pública

Você está visualizando atualmente Judiciário de MT lança Centro de Solução de Conflitos exclusivo para saúde pública
Presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas inaugura Cejusc exclusivo para tratar de saúde pública no estado. Foto: TJMT
Compartilhe

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Saúde Pública do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi oficialmente instalado na segunda-feira (22), com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do estado. O Cejusc da Saúde Pública prestará orientações e informações e também na solução de conflitos pré-processuais e processuais, exclusivamente em demandas que tratem do direito à saúde pública.

“Nós aprendemos, desde a faculdade, que é bem melhor uma demanda razoável do que uma briga pelo resto da vida e está comprovado que o caminho da conciliação é o que traz mais celeridade às ações judiciais e as soluções de conflitos. A conciliação tem se mostrado muito ágil e eficiente, daí porque resolvermos criar esse núcleo. Tenho absoluta convicção que nós teremos muito sucesso com essa iniciativa”, explicou a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Garglione Póvoas.

O corregedor geral do Tribunal, desembargador José Zuquim Nogueira, lembrou que os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que, entre os anos 2008 a 2017, houve um aumento de 130% na chamada judicialização da área da saúde. Em 2018, eram 78,7 milhões de processos relativos a saúde pública nas mãos de 18 mil magistrados e magistradas. “Essa iniciativa do Cejusc da Saúde Pública é como uma porta que está se abrindo para várias portas do nosso Judiciário.”

Com competência para atuar em demandas de todo o estado, o Cejusc prestará atendimento tanto presencial quanto virtual, facilitando assim a resolução das demandas sem a necessidade de deslocamento do cidadão que reside em outra cidade, otimizando tempo e reduzindo custos. “Nosso objetivo é trazer algumas soluções gerais, com a facilidade de todas as comarcas terem acesso e buscarem melhores meios de resolver as ações”, destaca o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargador Mario Kono.

Kono explica que, “para o governo, é uma forma de resolver as questões da área de maneira mais econômica”. “Nós buscamos eficiência e rapidez no atendimento a saúde, de uma forma menos onerosa. O Cejusc da Saúde Pública busca ter uma área da saúde que atenda a população com mais rapidez, eficiência e menos custo para o estado. Estamos tendo o apoio do governo estadual e acreditamos que, juntos, poderemos trazer resultados mais efetivos.”

A Justiça Estadual pretende reduzir o tempo de resposta aos atendimentos de cidadania, diminuir o tempo de tramitação dos procedimentos processuais e pré-processuais e ampliar a quantidade de pessoas beneficiadas pelas atividades relacionadas à composição amigável. Além disso, busca aumentar a taxa de acordo nas reclamações pré-processuais e processos judiciais que tramitam no Cejusc e  atender às demandas da saúde, especialmente pela constatação do aumento dos conflitos na área em função da pandemia da Covid-19.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou a atuação do Judiciário na busca por soluções em uma área delicada e extremamente demandada. “O Tribunal de Justiça tem tido um comportamento extremamente proativo. A criação da Vara da Saúde foi uma das ações mais brilhantes que vi nos últimos anos para melhorar a prestação de serviços ao cidadão e ao mesmo tempo trazer economicidade. Hoje vemos mais uma dessas inciativas importantes. O Tribunal tem se mostrado não só um operador do direito e da Justiça, mas um Tribunal que busca todo o tempo prestar o melhor serviço para atender o cidadão matogrossense.”

“A criação de uma instância específica para podermos abreviar os conflitos e buscar solução em uma maior velocidade é muito importante. O SUS não consegue abarcar todos os procedimentos”, apontou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. “O que nós queremos é uma instância de solução de conflitos, que possa de certa forma até anteceder demandas judiciais e dar amparo para que o gestor possa executar, o que muitas vezes implica em riscos jurídico devido a urgência da área. Essa solução que se apresenta é salutar para o governo do Estado, para o Judiciário e principalmente para a população.”

O novo Cejusc funcionará em um espaço anexo à Vara Estadual da Saúde, no Fórum de Várzea Grande, e terá como coordenador o juiz José Luiz Leite Lindote, que já responde pela Vara Especializada.

Fonte: TJMT

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos