Inscrições do seminário sobre repositório arquivístico digital vão até 29/6

Você está visualizando atualmente Inscrições do seminário sobre repositório arquivístico digital vão até 29/6
Compartilhe

Os magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário que atuam nas áreas de tecnologia, gestão documental e planejamento estratégico já podem se inscrever no seminário “Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq): preservação e acesso aos documentos arquivísticos do Poder Judiciário”. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizado no dia 30 de junho, a partir das 9h30, com transmissão pelo YouTube. As inscrições podem ser feitas até 29 de junho.

O seminário contará com especialistas e profissionais de instituições externas e de órgãos do Poder Judiciário para debater os desafios e as possibilidades de uso do RDC-Arq, apresentando casos de implantação de boas práticas de preservação e acesso de longo prazo dos documentos arquivísticos. O objetivo é capacitar quem trabalha com RDC-Arq para lidar com suas complexidades.

Saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição

O CNJ pretende garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos por meio da implantação de RDC-Arq. A medida tem como base as Resoluções CNJ n. 324/2020, que institui diretrizes e normas de gestão documental e de memória e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname); e n. 408/2021, que dispõe sobre o recebimento, o armazenamento e o acesso a documentos digitais relativos a autos de processos administrativos e judiciais.

Na programação do evento, estão previstos debates sobre a Política de Preservação Digital e Governança do RDC-Arq, o modelo Hipátia de preservação digital para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, a partir de recolhimento de documentos ao RDC-Arq com garantia da cadeia de custódia, além de apresentar projetos e requisitos tecnológicos que estão sendo utilizados em órgãos públicos.

Serviço:

Seminário “Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq): preservação e acesso aos documentos arquivísticos do Poder Judiciário”
Quando: dia 30 de junho, a partir das 9h30
Ondecanal do CNJ no YouTube
Mais informações e inscrições (até 29/6)https://www.cnj.jus.br/agendas/seminario-repositorio-arquivistico-digital-confiavel-rdc-arq-preservacao-e-acesso-aos-documentos-arquivisticos-do-poder-judiciario/

Lenir Camimura
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária