Fonajus engaja-se em campanha da Sociedade de Pediatria em prol da vacinação

Você está visualizando atualmente Fonajus engaja-se em campanha da Sociedade de Pediatria em prol da vacinação
Criança recebendo vacina no Distrito Federal - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Compartilhe

Diante do desafio de retomada dos índices de vacinação no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou campanha em defesa e estímulo às vacinas, que conta com o apoio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). O país, que já foi líder mundial em vacinação, apresentou quedas preocupantes nos indicadores, especialmente nos referentes às crianças. Com isso, o país vive o retorno de doenças já erradicadas, como o sarampo.

A cobertura da vacina pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b – passou de 96,3% para 70,6% (dado de novembro de 2022). Para a maioria das vacinas, a cobertura deve alcançar 95% ou mais, para que todas as crianças fiquem protegidas.

Pacto Nacional

O Fonajus aderiu, em dezembro do ano passado, ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa capitaneada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A ação também pretende combater a diminuição da cobertura vacinal no Brasil desde 2013, com impactos significativos para a saúde da população.

“Esta campanha é essencial para todos os brasileiros, em especial para crianças e adolescentes. Precisamos investir na conscientização de todos para que alcancemos os índices seguros de vacinação. Este é também o compromisso do Fonajus e do CNJ”, disse o conselheiro e supervisor do Fórum, Richard Pae Kim, quando do lançamento do pacto.

Entre as ações previstas estão campanhas de comunicação para ampliar a adesão da população ao Programa Nacional de Imunizações. O pacto pretende, ainda, intensificar o diálogo com órgãos e lideranças nacionais de saúde pública em defesa da vacinação regulada pelo programa.

Texto: Mariana Mainenti
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais