Exposição Cartoons contra a Violência promove reflexão do público sobre tema

Você está visualizando atualmente Exposição Cartoons contra a Violência promove reflexão do público sobre tema
Ministro Luís Roberto Barroso discursa na abertura da exposição 'Cartoons contra a Violência' durante os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, realizada no Museu Ministro Sepúlveda Pertence (STF). Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Compartilhe

O lançamento da exposição “Cartoons contra a Violência”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na noite desta quarta-feira (29) no Museu Sepúlveda Pertence do Supremo Tribunal Federal (STF), contou com a presença de ministros da Corte. Além do presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, estiveram presentes na cerimônia de abertura o vice-presidente, ministro Edson Fachin, os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin e a ministra Cármen Lúcia.

A campanha, que foi inciada com divulgações nas redes sociais do CNJ, já alcançou quase 2 milhões de pessoas até o momento. Os seguidores do CNJ nas redes ficaram tão impactados com as mensagens de conscientização sobre o tema, que compartilharam o conteúdo 10 mil vezes.

Epidemia

O presidente do STF afirmou que a violência contra a mulher é uma verdadeira epidemia que assola o país. “O Supremo está empenhado em enfrentar esse mal. A vida deve ser vivida com valores e determinação, baseada em respeito e consideração”, argumentou.

Múltiplas faces

Parte de um amplo movimento de conscientização sobre as múltiplas faces da violência contra a mulher, a mostra reúne 14 obras produzidas por nove mulheres cartunistas. A exposição ficará aberta à visitação até 19 de dezembro.

As artes apresentadas ao público compõem a campanha “Cartoons contra a Violência”, iniciada em outubro deste ano e que se uniu, em novembro, com a ação mundial dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Nas obras selecionadas estão retratados abusos físicos, sexuais, patrimoniais, psicológicos e morais e os pensamentos do machismo e sexismo estruturais, ainda tão presentes na sociedade, tendo as mulheres como protagonistas de suas próprias narrativas. Essa violência, socialmente naturalizada, é expressa nas artes dos cartoons que convidam o espectador à reflexão.

Estatísticas da violência

Ao apresentar números sobre o tema, o presidente do STF pontuou que, somente neste ano, o Disque 190 já recebeu 900 mil chamadas, com registro de 600 mil ameaças e mais de 200 mil agressões contra mulheres maiores de 16 anos. No Judiciário brasileiro tramitam mais de 650 mil processos sobre violência doméstica.

Agência CNJ de Notícias com informações do STF

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade