Em SC, um em cada cinco processos trabalhistas tramita pelo Juízo 100% Digital

Você está visualizando atualmente Em SC, um em cada cinco processos trabalhistas tramita pelo Juízo 100% Digital
Foto: Banco de Imagens
Compartilhe

Pouco mais de um ano após a implantação do Juízo 100% Digital, um em cada cinco processos já tramita por essa modalidade na primeira instância do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12). Até o final de fevereiro, eles somavam 25,7 mil nas varas do Trabalho do estado. Os números foram fornecidos pela Secretaria de Gestão Estratégica (Segest) a partir dos sistemas PJe e e-Gestão.

O Juízo 100% Digital é uma modalidade de tramitação em que todos os atos do processo acontecem em meio eletrônico e de maneira remota. Isso inclui as audiências, sessões e atendimento ao público. Sua adoção é uma opção das partes e não uma obrigatoriedade.

A modalidade foi implantada no TRT12 no final de janeiro do ano passado. E, desde então, vem progressivamente ganhando novos adeptos. Para o juiz titular do Núcleo de Justiça 4.0, Roberto Masami Nakajo, a avaliação deste primeiro ano é positiva. “O sistema está sendo adotado em todas as varas e gabinetes”, afirma.

A  expansão do sistema é ainda mais acelerada do que a do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que em menos de uma década substituiu as ações em papel. “Esses dados indicam que o Juízo Digital é uma mudança que veio para ficar e em breve se tornará o modelo prevalecente”, explica Nakajo.

Incentivo à adesão

Levantamento realizado no mês passado mostrou que todas as 60 varas do Trabalho do TRT12 adotam o Juízo 100% Digital. A que mais possui processos nesta categoria é a 1ª Vara do Trabalho de Rio do Sul (SC), com 1,6 mil ações, o que representa 78% de todo o trâmite da unidade.

A juíza titular Karin Corrêa de Negreiros Becker se considera não apenas uma adepta, mas também uma incentivadora da modalidade. “A evolução tecnológica da sociedade e, por consequência, do processo, é um caminho inexorável. Tal caminho tem mostrado que o Juízo 100% Digital é valioso para o alcance da prestação jurisdicional. O modelo digital se apresenta inclusivo, econômico, moderno e célere. Logo, negar tal evolução (do processo) é negar a evolução da própria sociedade.”

Em parceria com a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio do Sul, Ângela Maria Konrath, Karin Becker organizou um evento para divulgar o Juízo 100% Digital a advogados e advogadas da região. “Em todos os processos em que há manifestação de oposição para a sua adoção, determino a especificação das razões da resistência e individualmente profiro despacho com os esclarecimentos necessários para demonstrar que não há, em verdade, motivação para manter o Judiciário à margem da revolução tecnológica.”

Outro magistrado também adepto da modalidade é o juiz Válter Túlio Amado Ribeiro, titular da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis (SC). A unidade é a segunda do estado com mais processos pelo Juízo 100% Digital em números absolutos (1.561) e a primeira em números percentuais (89%).

“A 2ª VT de Florianópolis sempre adota o Juízo 100% Digital e está tendo grande êxito nesse procedimento”, avalia Válter Túlio. “Também temos que mencionar que as audiências trabalhistas ocorrem exclusivamente por videoconferência, sem necessidade de deslocamento de advogados de partes longínquas, minimizando custos com o processo.”

Protagonismo da advocacia

Além da redução de custos, outra vantagem para a advocacia é o ganho de “protagonismo e importância na condução dos processos”. É o que afirma o advogado Eduardo Marcomim, que atua em Criciúma (SC). “Posso atender e cuidar de processos por todo Brasil sem sair do escritório. O cliente que antes tinha receio de contratar e ser atendido pela internet fica mais à vontade, até porque todo processo corre de forma digital.”

De acordo com Marcomim, as gravações das audiências têm trazido mais “seriedade e cuidado” no comportamento dos envolvidos. E ele conta que o primeiro contato com a tecnologia deu algum trabalho, pelo fato de ser novidade. “Mas a adaptação foi mais fácil do que esperávamos, principalmente quando se pode contar com juízes acolhedores e pacientes como aqui em Criciúma.”

Fonte: TRT12

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional