Ciência de dados: abertas inscrições para cursos sobre painéis de estatísticas

Você está visualizando atualmente Ciência de dados: abertas inscrições para cursos sobre painéis de estatísticas
Webinário de lançamento dos Cursos de Ciência de Dados. Foto: Rômulo Serpa/CNJ
Compartilhe

Até 20 de março, estão abertas as inscrições para os cursos “Dashboards com o Power BI” e “Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R”. As formações integram o segundo módulo da capacitação Ciência de Dados aplicada ao Poder Judiciário e têm o objetivo de fomentar o uso de painéis e relatórios dinâmicos na divulgação de estatísticas do Poder Judiciário.

“Existe uma facilidade de compreensão quando disponibilizamos estatísticas no formato de painel. A forma se comunica bem com o usuário, inclusive aquele que não é da área de ciência de dados”, explicou Gabriela Soares, diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, durante webinário de lançamento dos cursos na segunda-feira (14/3).

A primeira fase, que vai até este domingo (20/3), é a de pré-inscrição. No formulário, é possível se candidatar aos dois cursos, indicando a primeira e segunda opções. A cada tribunal serão destinadas de duas a quatro vagas, de acordo com a quantidade de profissionais. Entre 28 de março e 3 de abril, o CNJ publicará a lista de pessoas selecionadas em primeira chamada. Para efetivar a matrícula, elas deverão realizar a inscrição pela plataforma Sympla.

Saiba mais e faça sua inscrição

As vagas reservadas ao tribunal, mas não preenchidas, serão oferecidas às pessoas do órgão que indicaram aquele curso como segunda opção. A segunda chamada será publicada entre 6 e 10 de abril. No mesmo período, deverá ser feita a inscrição na plataforma Sympla.

Conheça os cursos

O curso “Dashboards com Power BI” inicia em 18 de abril e encerra em 13 de maio. Com carga horária de 16h, terá duração de quatro semanas consecutivas, com dois encontros semanais. O nível é intermediário, tendo como requisito conhecimento em Excel para análise de dados.

Alunos e alunas serão habilitadas a utilizar Power BI para análise de dados, instalar, configurar, importar arquivos, relacionar bases de dados, trabalhar com esses dados, criar medidas personalizadas e relatórios interativos. A capacitação será ministrada por Rogerio Hultmann, analista de dados do Grupo Volvo com MBA em tecnologia para negócios e experiência em análise de dados, modelagem estatística e visualização de dados para tomada de decisão.

Já as turmas de “Dashboards em R” começam em 9 de maio e encerram em 15 de julho. A carga horária é de 40h, com duração de 10 semanas consecutivas, também com dois encontros semanais. De nível intermediário, tem como requisito conhecimento básico de R para análise de dados e fundamentos de estatística.

Ao final do curso, a pessoa será capaz de confeccionar gráficos, tabelas, relatórios, planejar, construir e implementar dashboards com métricas, indicadores e visualização de dados. Ele que será ministrado por Walmes Zeviani, doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária e docente do departamento de Estatística da UFPR desde 2010.

As formações oferecem aulas síncronas, com duração de 1h30, conteúdos pré e pós-aula, além de plantão de dúvidas e apoio de monitores. Elas se destinam, principalmente, a pessoas responsáveis por processamento de dados, elaboração de gráficos e métricas para tomada de decisão. Posteriormente, os cursos serão adaptados para o formato autoinstrucional – assíncrono e sem tutoria – e disponibilizados na plataforma EAD do CNJ.

Ciência de dados

Os cursos de Ciência de Dados para o Poder Judiciário é um dos projetos de aperfeiçoamento funcional do Programa Justiça 4.0. No total, a formação Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário vai ofertar oito cursos, sendo que quatro já estão em andamento: R, Python, Excel e Fundamentos de Estatística.

Ainda neste ano, serão lançados mais dois cursos, sobre machine learning e mineração de textos. E ainda foi disponibilizado uma pesquisa para identificar outros temas e conteúdos de interesse das equipes dos tribunais, com a finalidade de compor um novo ciclo de capacitações.

A iniciativa é do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Departamento de Estatísticas da Universidade Federal do Paraná (DEST/UFPR), no âmbito do Programa Justiça 4.0.

Raquel Lasalvia 
Agência CNJ 

Reveja o webinário de lançamento dos cursos no canal do Cnj no YouTube

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas