Corregedoria de Justiça do Amazonas participa de operação em área de disputa fundiária

Você está visualizando atualmente Corregedoria de Justiça do Amazonas participa de operação em área de disputa fundiária
Foto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Compartilhe

Uma operação conjunta envolvendo a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Polícia Federal e a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) foi realizada no final de março, na área conhecida como “assentamento Marielle Franco”, localizada na divisa nos municípios de Lábrea e Boca do Acre, no interior do Amazonas. A região tem sido alvo de disputas fundiárias há vários anos. A ação teve como objetivo principal levantar informações sobre a propriedade dessa localidade, verificar a situação atual das famílias que vivem na área do conflito e definir as medidas a serem adotadas pelos órgãos públicos acerca da questão.

“Por isso também determinamos uma correição extraordinária no cartório da Comarca de Lábrea a fim de levantar as informações documentais sobre essa região que tem sido alvo de intensas disputas e com denúncias de violência, bem como de violação de direitos humanos. Neste aspecto, seja qual for o resultado desse embate sobre a propriedade da terra, o Poder Judiciário amazonense não admitirá o uso de violência sob hipótese nenhuma”, declarou o corregedor.

Correição extraordinária

Para apoiar as atividades da operação, foi realizada no cartório extrajudicial da Comarca de Lábrea uma correição extraordinária pela Corregedoria-Geral de Justiça, que tem a atribuição de fiscalizar a atividade do extrajudicial, a fim de analisar a situação dos documentos públicos em poder do cartório, especialmente os da área disputada. Além disso, a medida cumpre as diretrizes do Provimento n.º 144/2023, da Corregedoria Nacional, que delegou às Corregedorias de Justiça dos tribunais da Amazônia Legal a responsabilidade de fomentar a regularização fundiária nos estados.

Medidas tomadas

Como resultado dessas ações, o corregedor determinou o afastamento da delegatária responsável pelo cartório extrajudicial de Lábrea por 90 dias, inicialmente, para apurar, entre outras questões, indícios de omissão de atendimento às solicitações de instituições públicas, dentre elas o Incra; a nomeação do interventor Kenny Marcel Oliveira dos Santos, delegatário concursado do cartório extrajudicial da Comarca de Anamã, para exercer a atividade enquanto durar o afastamento; em relação aos relatos de violência e violação de direitos humanos, além de denúncias de atuação de policiais militares do Acre, sem autorização legal, no Estado do Amazonas, o corregedor determinou o encaminhamento dessas informações e dos vídeos entregues à CGJ aos órgãos responsáveis, incluindo o Ministério da Justiça e Ministério Público Federal com atuação no Acre e no Amazonas.

Os magistrados das Comarcas de Boca do Acre e de Lábrea também devem apresentar informações a respeito do processo judicial que envolve a prisão de um suposto líder do assentamento, para esclarecimentos acerca da legalidade da prisão e possível permanência do custodiado em local diverso da decisão judicial.

O Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da CGJ/AM também vai analisar os índices estatísticos de violência na zona rural do Amazonas, grilagem e desmatamento florestal, de forma a enviar uma Nota Técnica aos municípios de Lábrea e de Boca do Acre para facilitar a prevenção de atos ilícitos, além de acompanhar a continuidade da correição extraordinária nas duas comarcas, conforme determinação do corregedor.

Todas as medidas tomadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas em relação a esse caso já foram comunicadas ao Incra, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à Advocacia-Geral da União (AGU), ao Ministério Público Federal (MPF) e Superintendência do Patrimônio da União, além da Polícia Federal no Amazonas.

Operação

A comitiva formada por representantes da CGJ, Incra, Sect e PF esteve no local chamado de “assentamento Marielle Franco” no dia 24 de março, em Lábrea, a 703 quilômetros de Manaus. O acesso até a localidade foi feito por meio de rodovia e ramais a partir do município de Boca do Acre. O diretor nacional de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves – que participou da operação junto com o superintendente do instituto no Amazonas, Denis da Silva Pereira -, elogiou a iniciativa da operação e considerou como “propositiva” a postura das Corregedorias Nacional e do Amazonas no sentido de buscar soluções para as grandes pautas fundiárias do estado. “As Corregedorias – Nacional e a amazonense – têm enfrentado essas pautas e contribuído de forma decisiva, dando encaminhamentos para resolvermos a pressão fundiária, especialmente em regiões como a que estamos visitando agora”, declarou João Pedro.

Em relação à área, ele disse: “Visivelmente há uma disputa forte pela terra, com cerca de 200 famílias vivendo no local e o Incra está trabalhando para arrecadar essa região e destinar as terras àqueles que precisam e dependem dela para viver. É irreversível essa postura do Incra, de buscar a solução para essas famílias que aqui estão”, continuou.

João Pedro disse, ainda, que a transparência na condução dos trabalhos do desembargador Jomar Fernandes na Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas tem sido fundamental no enfrentamento da problemática fundiária no estado e enfatizou uma preocupação do Incra: “não é possível tratar as divergências, especialmente na questão fundiária, na base da força. Nós temos regras e podemos resolver o direito da terra para quem tem direito à ela. E estamos trabalhando com essa responsabilidade. Estamos satisfeitos em integrar essa operação na região do assentamento ‘Marielle Franco’ no sentido de pacificarmos e darmos os encaminhamentos necessários aos trabalhos que o Incra está fazendo nesta área”, acrescentou.

O assessor jurídico da Secretaria Estadual de Cidades e Territórios (SECT), Ricardo Tavares, que participou na operação, comentou que a presença de múltiplos órgãos governamentais in loco e a articulação entre eles evidenciam a seriedade, responsabilidade e a abrangência da ação conjunta promovida no final de março. Além disso, a participação da SECT destaca a importância da regularização fundiária para o Governo do Estado visando à promoção da justiça social e o desenvolvimento sustentável nessas áreas.

Também fizeram parte da operação o delegado federal Vinícius de Paula, que conduziu os trabalhos dos agentes da Polícia Federal; o juiz auxiliar da CGJ/AM Áldrin Henrique Rodrigues, subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria; o juiz Emmanuel Ormond de Souza, que responde pela Comarca de Boca do Acre; o chefe de Gabinete da CGJ/AM, Sérgio Amorim; além de servidores da Corregedoria e da unidade judicial de Boca do Acre.

Fonte: TJAM

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais