Em Pernambuco, Justiça Eleitoral leva serviços a 90 jovens em medidas socioeducativas

Você está visualizando atualmente Em Pernambuco, Justiça Eleitoral leva serviços a 90 jovens em medidas socioeducativas
Foto: Luiz Silveira/CNJ
Compartilhe

Em sua estreia, o programa TRE Volante atendeu 95 jovens que cumprem medidas socioeducativas em Pernambuco. A ação, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), aconteceu em março, durante a Semana do Jovem Eleitor, e percorreu Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) em diferentes cidades com kits biométricos itinerantes. O objetivo foi incentivar a participação dos adolescentes entre 16 e 18 anos no pleito, garantindo o direito ao voto, conforme assegura a Constituição.

Fruto de uma parceria com o Eixo Cidadania da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a iniciativa foi levada aos Cases do Cabo de Santo Agostinho, Pirapama e Garanhuns. “Essa ação itinerante teve como principal objetivo fazer o alistamento (primeiro título) de todos os socioeducandos que estão aptos a votar, incentivando, dessa forma a participação desses jovens no processo democrático do país”, pontuou a secretária da Corregedoria do TRE-PE, Veruska Schettini.

“A ideia é que os socioeducandos na Funase possam participar dos rumos da cidadania, da democracia e do Brasil. Então, para a gente é muito importante que eles possam votar”, afirmou o coordenador do Eixo Cidadania da Funase, Diogo Marques.

A maioria dos atendimentos aconteceu no Cabo de Santo Agostinho, onde 49 dos 60 internos puderam tirar o primeiro título ou regularizar a situação eleitoral. Pirapama aparece em segundo lugar em número de atendimentos. Por lá, 30 socioeducandos tornaram-se aptos a votar. Em seguida, vem Garanhuns, onde 16 adolescentes participaram do alistamento eleitoral.

Fonte: TRE-PE

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal