Em oficina, Fórum de Ações Coletivas esboça recomendação para processos estruturais

Você está visualizando atualmente Em oficina, Fórum de Ações Coletivas esboça recomendação para processos estruturais
Oficina sobre proposta de recomendação que estabelece diretrizes para a identificação e condução de processos estruturais. FOTO: Rômulo Serpa/Ag. CNJ
Compartilhe

O Fórum Nacional de Ações Coletivas (Fonacol), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), avançou na elaboração de orientações para que os tribunais e a própria magistratura adotem procedimentos para a identificação e a condução de processos estruturais. As diretrizes foram tema de oficina realizada pelo fórum na quarta-feira (14/5). 

Os litígios de caráter estrutural podem ser caracterizados por elementos tais como o impacto social, a complexidade e a existência de situação grave de contínua e permanente irregularidade. A edição de uma recomendação pelo CNJ leva em consideração o aumento no número desse tipo de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) e nas demais instâncias do Poder Judiciário.  

O ato normativo considera também que a Constituição da República assegura a duração razoável do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, determinando, ainda, a observância do princípio da eficiência pela Administração Pública.  

Foram discutidos, na oficina, aspectos referentes ao suporte técnico necessário para o processamento e o monitoramento dessas demandas, de modo a reunir esforços para a adoção de soluções inovadoras e eficazes que concretizem o amplo acesso à Justiça.  

“A construção dessa regulamentação advém da preocupação manifestada pelo STF, por meio do seu Núcleo de Processos Estruturais e Complexos (Nupec)”, contextualizou o conselheiro do CNJ Pablo Coutinho Barreto, que coordena o fórum.  

Com composição definida pela Portaria CNJ n. 363/2023, o fórum é integrado por representantes do CNJ, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da academia e da sociedade civil. De caráter permanente, o colegiado foi instituído pela Resolução CNJ n. 138/2011, atualizada pela Resolução CNJ n. 326/2020 

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Balazeiro, que também integra o Fonacol, destacou que a minuta elaborada carrega duas mensagens centrais importantes: a de que o magistrado deve ficar atento aos processos estruturantes e a de que o próprio CNJ está com as atenções voltadas a eles.  

Participando por videoconferência, o secretário de estratégias e processos do CNJ, Gabriel Matos, lembrou que o tema já vinha sendo estudado dentro do Conselho.   

A minuta da recomendação deverá ser submetida ao colegiado do CNJ em breve. 

Texto: Mariana Mainenti
Edição: Sarah Barros
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária