Em Busca de um Lar: conheça o programa da Justiça do DF

Você está visualizando atualmente Em Busca de um Lar: conheça o programa da Justiça do DF
Foto:TJPA
Compartilhe

Unir crianças e adolescentes que sonham ter um lar às famílias que desejam ter filhos por meio da adoção é o objetivo do programa Em Busca de um Lar, desenvolvido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF. A iniciativa ajuda nesses encontros por meio da apresentação de meninas e meninos que seguem aguardando pela adoção por não pertencerem ao perfil clássico desejado pela maioria dos pretendentes.

O programa trabalha com perfis de mais difícil adoção, isto é, crianças mais velhas e adolescentes, grupos numerosos de irmãos e aqueles que possuem algum problema grave de saúde ou deficiência. Dos 74 cadastrados para adoção no DF, apenas nove têm até 2 anos – idade buscada por 93% das 496 famílias habilitadas para adotar. Cerca de 30% aceitam acolher grupos de irmãos, que correspondem a aproximadamente a metade dos que esperam por um lar. Soma-se ainda o fato de que 0,3% das famílias aceita jovens com algum tipo de deficiência – sendo que próximo a 32% deles têm alguma deficiência ou grave problema de saúde.

Com auxílio do Em Busca de um Lar, treze crianças e adolescentes estão atualmente em processo de adoção – incluindo grupos de irmãos e jovens com idade considerada avançada pelo perfil clássico de adoção e/ou com problemas de saúde. Em momentos anteriores, outros quatro participantes foram acolhidos – uma dupla de irmãos adolescentes, uma menina de 10 anos com deficiência e uma criança de 4 anos com paralisia cerebral.

Conheça os atuais participantes no vídeo

Por trás de cada jovem que espera pela adoção, há uma história diferente, gostos e sonhos que são apresentados por meio do programa. No entanto, eles convergem na vontade de ter uma família. Na lista de lar ideal para eles, é comum encontrar desejos como ter amor, cuidado, atenção, fazer atividades juntos.

Samuel (12), Alan (9), Samyra (7) e Noah Kalleb (6) são um grupo de quatro irmãos que sonha ter uma família – mais do que isso, eles querem ser adotados juntos. A família dos sonhos dos irmãos precisa cuidar deles e seria legal se os levasse para passear também. Os quatro dividem o gosto por ir à escola, jogos de tabuleiros e filmes.

Há também outros jovens aguardando um lar. David (17) é um deles. O adolescente é descrito como muito carismático, divertido, que traz muita alegria por onde passa. Ele adora esporte, principalmente basquete, e sonha estudar Administração. David deseja uma família que esteja ao lado dele nos bons e maus momentos, com a qual possa conversar e receber atenção. Conheça-o melhor: Vídeo | Matéria

Quando perguntamos a Leandro (17) qual é seu grande sonho na vida, ele responde com dois: ter uma família e ser jogador de futebol. O jovem fala que, se não for jogador de futebol, ele está aberto a tentar outras coisas, mas não abre mão do sonho de ter um lar. Quem convive com ele conta que é um adolescente quieto, responsável, tranquilo, fácil de lidar. Saiba mais: Vídeo |  Matéria

Ana Clara (14) sonha em estudar Direito e ser delegada ou juíza – e poder compartilhar com sua família esses momentos. Ela gosta de assistir a filmes e adora ir ao cinema – seus gêneros favoritos são terror e ação. Também curte passear – ir ao parque, andar na natureza.Para ela, a família não precisa ser perfeita, desde que dê amor e carinho. Vídeo e matéria em breve.

A descrição de Vitória (14) sobre sua família dos sonhos é uma que seja carinhosa, alegre e legal. É conhecida por ser carinhosa, amorosa, caprichosa no que faz e obediente. Quando crescer, sonha ser policial. Ela gosta de escutar música, ler, ficar no computador e praticar esportes. Vitória tem uma deficiência intelectual que causa maior dificuldade de compreensão em algumas ocasiões. Conheça-a melhor: Vídeo | Matéria

Anton (13) é apaixonado por futebol e sonha ser adotado por uma família que cuide dele, dê amor e carinho. Ele diz que ter um irmão também seria legal. O menino gosta de filmes de heróis, de música, jogar videogame, passear, conversar e comer. Para o futuro, além de ter uma família, ele gostaria de estudar para ser empresário. Confira mais sobre ele: Vídeo | Matéria

Ser médica e ter uma família são os sonhos da Ana Clara (12). Ela gosta de brincar, ler e ver filmes – se tudo isso contar com a Barbie, melhor ainda. Sua matéria favorita na escola é Português porque envolve ler e escrever. Ela gosta de passear e se arrumar. Imagina-se com uma família que seja bem legal, que brinque e cuide dela. Vídeo e matéria em breve.

Guilherme (11) diz querer uma família. Ele gosta de brincar, de andar de bicicleta, de dançar e dar abraços. Quer ser policial quando crescer. Possui prognóstico de microcefalia, que compromete o desenvolvimento cognitivo e dificulta a comunicação; porém, sua evolução é notada por quem convive com ele. Vídeo e matéria em breve.

Se pudesse escolher uma família, a de Rogério (13) não precisaria ter uma configuração específica. Mas ele não abre mão de que ela lhe dê carinho, amor, atenção e cuide dele. Apaixonado por futebol, o menino gosta de jogar bola, soltar pipa, assistir a filmes de comédia, terror e de heróis – seus favoritos são Superman, Homem Aranha e Homem de Ferro. Vídeo e matéria em breve.

Miquéias (2) é descrito como a alegria da instituição em que está acolhido. Muito ativo, ele gosta de brincar, interagir com as pessoas e sorrir. Ele tem diagnóstico de microcefalia e laringomalácia em processo de confirmação – o que pode resultar futuramente em deficiência intelectual leve. Atualmente tem o desenvolvimento compatível com sua idade. Vídeo e matéria em breve.

Se você já é habilitado para adoção no DF e deseja saber mais sobre uma criança ou um adolescente inserido no programa Em Busca de um Lar, entre em contato com a 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF, enviando sua mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail embuscadeumlar.vij@tjdft.jus.br. Caso ainda não seja habilitado para adoção, é preciso iniciar o processo. Saiba como clicando no link a seguir: https://atalho.tjdft.jus.br/wQt0oO.

Links úteis do programa

Página – https://atalho.tjdft.jus.br/IrQiF1

Facebook – https://atalho.tjdft.jus.br/LZhK12

YouTube – https://atalho.tjdft.jus.br/3lrvmQ

Instagram TJDFT – https://atalho.tjdft.jus.br/NrM2c7

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais