Portuguese PT English EN Spanish ES
E-book e palestras marcam Semana Nacional dos Museus na Justiça do Pará
E-book e palestras marcam Semana Nacional dos Museus na Justiça do Pará
Arte: TJPA

O lançamento do e-book “Entre Atos e Autos: Gestão Documental, história(s) e memória (s) do Judiciário na Comarca de Bragança-Pa (1939 – 2019)” foi o destaque da programação que encerrou, no dia 19 de maio, as comemorações no Judiciário paraense pelo Dia da Memória do Poder Judiciário e a 19ª Semana Nacional de Museus. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).

A coordenadora do Serviço de Museu e Documentação Histórica do TJPA e bibliotecária, Leiliane Sodré Rabelo,  apresentou o Museu do Judiciário Paraense. Ela contou a história do local e as principais ações, como os métodos de gestão documental do acervo; o projeto social “Museu Sobre Rodas”; o Memorial do prédio sede e visitas guiadas presenciais e virtuais.

Já a desembargadora do TRT8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, apresentou o Memorial da Justiça do Trabalho. A magistrada contou as origens do Memorial, destacando o acervo de documentos, togas e condecorações doadas por magistrados. Também há visitas monitoradas no prédio da Justiça do Trabalho, em especial, para estudantes.

A analista judiciária Carla Coutinho Ferreira e o jornalista e fotógrafo Faustino Alves Castro Júnior apresentaram o Centro Cultural da Justiça Eleitoral. Eles apresentaram o espaço, destaque para o salão de exposições, galeria de premiações, espaço multimídia para projeção de filmes, galeria de presidentes. Outro destaque, é o projeto de Centro Cultural Virtual, que deverá ser inaugurado em maio de 2022.

O e-book “Entre Atos e Autos: Gestão Documental, história(s) e memória (s) do Judiciário na Comarca de Bragança-Pa (1939 – 2019)” foi apresentado pela historiadora Magda Nazaré Pereira da Costa. A pesquisadora, que organizou o material junto com a coordenadora do Serviço de Museu e Documentação Histórica do TJPA, Leiliane Sodré Rabelo, contou que o livro foi produzido durante a pandemia, graças a um convênio assinado com o Judiciário.

Ela lembrou que a comarca de Bragança é uma das mais antigas do Pará e explicou que e-book possui artigos resultantes de pesquisas acerca das documentações mais importantes oriundas da comarca. A historiadora fez questão de ressaltar que as parcerias, como as que foram firmadas por convênio, são muito importantes para a pesquisa historiográfica na Amazônia.

Os trabalhos encerraram com a exibição de dois vídeos. O primeiro, que conta a História do Judiciário do Pará, foi apresentado pela diretora do Departamento de Documentação e Informação, Pollyanna Pires. O segundo, que conta a história das revistas do Judiciário, foi apresentado pela chefe de divisão da Biblioteca, Elaine Ribeiro.

Fonte: TJPA

A
Fechar Menu