Conselheiro destaca impacto da pandemia no cumprimento dos direitos das crianças

Você está visualizando atualmente Conselheiro destaca impacto da pandemia no cumprimento dos direitos das crianças
Conselheiro Pae Kim participou do 8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Compartilhe

“Vamos chegar a 32 anos da Convenção dos Direitos das Crianças (Unicef) e do Estatuto da Criança e do Adolescente e estamos completando seis anos do Marco Legal da Primeira Infância. Do ponto de vista de avanços normativos, estamos muito bem. No entanto, há uma grande distância entre a realidade e o que está preconizado na lei”, afirmou o presidente do Fórum Nacional da Infância e Juventude e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Richard Pae Kim, na abertura do 8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. O evento, realizado na última quarta (30) e quinta-feira (31/3), foi promovido pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e realizado em parceria com o CNJ, entre outros órgãos e entidades.

No Brasil, as crianças de até seis anos representam 10% da população brasileira – aproximadamente 20 milhões de pessoas. Esse grupo populacional foi um dos mais atingidos pelos impactos da pandemia da Covid-19. O conselheiro afirmou que a crise sanitária tem sido um verdadeiro “vilão” para essa população, impactada pelo aumento da pobreza, da violência e pela suspensão dos serviços escolares e pela reduzida oferta de serviço de saúde, nos últimos dois anos.

“É preciso escutar o choro das crianças que não puderam ir ao hospital, pois os pais tinham medo de levá-las; escutar o choro das crianças que passaram a sentir fome depois que os pais perderam emprego; escutar o choro das crianças que passaram a morar nas ruas; que passaram a presenciar e viver na pele o aumento da violência em casa; escutar o choro das crianças que hoje têm medo de voltar à escola. Quero reafirmar o nosso compromisso de estar à disposição do Executivo e do Legislativo em superar esses desafios, a fim de encurtar a distância do ser e do dever ser”, afirmou Pae Kim.

A juíza auxiliar da Presidência do CNJ Lívia Cristina Marques Peres reforçou que a sociedade brasileira é plural e desigual e que o poder público tem responsabilidade em tirar do papel e tratar de maneira menos teórica a concretização da igualdade. “É dever estatal levar em conta as diversidades socioculturais e dever do cidadão receber tratamento igualitário, mas não aniquilador das suas diversidades socioculturais. O reconhecimento das dificuldades é o primeiro passo para superarmos o estado de coisas não compatíveis com as normas vigentes.”

Representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer citou impactos profundos que a pandemia gerou em relação à educação, além da saúde física e mental das crianças brasileiras. “Corremos o risco de regredir na aprendizagem em até duas décadas. Metade delas perderam o acesso ao lanche escolar na pandemia (10 milhões de crianças). O impacto da redução da nutrição não consegue ser medido, mas tem consequências a longo prazo. Da mesma forma ficaram mais expostas à violência doméstica.”

A analista judiciária Ivânia Ghesti, que atua na Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, lembrou que o Judiciário vem buscando aproximar a realidade das crianças ao que é preconizado no artigo 227 da Constituição Federal, relativo à garantia prioritária dos direitos infantojuvenis. E ponderou que o Projeto Justiça Começa na Infância serviu como um fator estratégico de criação de projetos e ações da Justiça em articulação com a rede de proteção.

“Ele veio oxigenar e fazer a Justiça perceber que seu papel é maior do que aplicar uma medida para tirar a criança de uma situação de risco. É preciso garantir os direitos necessários nessa janela de oportunidades para o desenvolvimento humano integral que é a primeira infância e isso só é possível com a atuação integrada. A garantia dos direitos das crianças, especialmente na primeira infância, não é dever apenas da Justiça da Infância e Juventude, mas das varas de família, de violência contra a mulher, da Justiça do Trabalho, da Justiça Criminal, Federal, entre outros”, afirmou Ivânia.

O projeto, criado pelo CNJ em 2018, serviu para ampliar a participação do Sistema de Justiça na implementação do Marco Legal da Primeira Infância –  Lei federal n. 13.257 de 8 de março de 2016, que até então era desconhecida por 47% dos juízes da infância e não implementada por 85% deles, segundo enquete realizada à época, expôs Ivânia Ghesti.

Além de fazer um diagnóstico nacional da situação de atenção à primeira Infância, o projeto mobilizou especialistas e gestores em seminários realizados em todas as regiões do país, assim como selecionou, premiou e disseminou boas práticas e promoveu capacitações em larga escala. Para executar esse projeto, o CNJ propôs o Pacto Nacional pela Primeira Infância, com intuito de integrar o trabalho do Judiciário com o dos demais participantes da rede de proteção (Executivo, Legislativo, Sociedade Civil Organizada, Setor Empresarial e Acadêmico). Segundo a especialista, atualmente, o Pacto conta com 259 signatários e diversos órgãos e outras entidades querendo aderir à ação.

Histórico

Entre os avanços normativos citados durante o encontro, estão a Resolução CNJ n. 299/2019, que trata da implantação das salas de depoimento especial em todas as comarcas, com equipes técnicas preparadas e capacitadas para esse fim, e o Manual de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes pertencentes a povos e comunidades tradicionais, de 2021, que garante, por exemplo, que, em depoimentos especiais, as crianças indígenas, romani ou outros povos contem com um tradutor em sua língua originária e consideração de sua cultura específica.

Ivânia ainda falou sobre o seminário de apresentação de resultados do Pacto Nacional pela Primeira Infância, que ocorrerá em 28 e 29 de abril, no qual haverá apresentação do Diagnóstico Nacional e outros avanços na área da Justiça em relação à implementação da Lei  n. 13.257/2016. Também haverá lançamento de um gibi da Turma da Mônica sobre violência contra crianças, a ser distribuído gratuitamente em escolas, lançamento de novas turmas do Curso Marco Legal da Primeira Infância, entre outras ações. Ressaltou, ainda, o lançamento da Política Nacional do Judiciário pela Primeira Infância, que será formulada a partir dos subsídios trazidos pelo Pacto Nacional.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais