Comitê de Governança Colaborativa discute prioridades para 2023

Você está visualizando atualmente Comitê de Governança Colaborativa discute prioridades para 2023
Reunião do Comitê Gestor Nacional da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário - Foto: Ana Araújo/Agência CNJ
Compartilhe

O Comitê Gestor Nacional da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário se reuniu nesta quinta-feira (9/3). Em pauta, o Plano de Comunicação da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, o painel de Monitoramento dos Indicadores de Desempenho da Estratégia do Judiciário, além da pesquisa sobre a percepção e avaliação dos serviços da Justiça e o Monitoramento das Metas Nacionais do Judiciário 2023.

A ideia é retomar os trabalhos, intensificar as reuniões, e debater os pontos para fortalecer a governança colaborativa, participativa e cooperativa, destacou o Secretário Especial de Programas de Pesquisas e Gestão Estratégica, Ricardo Fioreze, ao dar início à primeira reunião do ano com integrantes do Comitê.

Plano de Comunicação

Com a finalidade de estabelecer diretrizes e pensar em ações de comunicação para a estratégia nacional de forma conjunta e consolidada com os órgãos que o integram, o comitê considera de extrema importância a participação de todos, por meio do envio de sugestões e ideias. Isso resultará em um plano de comunicação da Estratégia do Judiciário Nacional eficiente para que os conteúdos sejam transmitidos de forma adequada aos magistrados de todos os tribunais, servidores e sociedade.

“A sugestão é realizar reuniões com a área de comunicação do CNJ e os departamentos de comunicação dos tribunais para se construir isso de forma coletiva e divulgar claramente para cada segmento, qual a nossa missão, valores e, em especial, nossos macrodesafios”, enfatizou a diretora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE), Fabiana Gomes.

Como encaminhamento da reunião, será identificado algum laboratório de inovação que já tenha trabalho com tema Comunicação para contribuir com o trabalho de desenvolvimento do plano nacional. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região se colocou à disposição.

Painel de monitoramento dos Indicadores de Desempenho da Estratégia

Outro tema de destaque durante a reunião foi a apresentação do Painel de Monitoramento dos Indicadores de Desempenho da Estratégia Nacional, ferramenta que promove a divulgação de todos os dados dos Indicadores de desempenho previstos na Resolução CNJ n. 325/2020 que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário. O objetivo é estimular o uso da plataforma por parte dos tribunais, para além da validação das informações pelos órgãos, possam usar os dados para estímulo de aperfeiçoamento constantes.

De acordo com a chefe de Divisão de Gestão Estratégia do Poder Judiciário, Gabriela Lobo, a ferramenta passa por atualizações constantes e algumas melhorias já foram realizadas, como inclusão da polaridade dos indicadores, além da disponibilização de mais dados por ano.

“É importante que os tribunais observem esses indicativos porque são a nossa base para a construção de política, de projeto e de ações”, complementou Fabiana Gomes.

Pesquisa

Com a finalidade de captar a percepção das pessoas sobre os serviços prestados pela Justiça e seu funcionamento, em abril do ano passado, o CNJ realizou a “Pesquisa sobre a percepção e avaliação do Poder Judiciário”, um dos indicadores dentro do Planejamento Estratégico Nacional inserida no macrodesafio de “Fortalecimento da Relação Institucional  do Judiciário com a Sociedade”.

O levantamento foi feito por meio de questionário eletrônico com membros de quatro categorias: Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia e cidadãos que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos. O questionário abrangeu uma diversidade de temas sobre as políticas do CNJ. No total, participaram 8.562 advogados, 2.370 cidadãos, 291 defensores públicos e 218 membros do Ministério Público. A divulgação dos resultados da pesquisa ocorrerá em 13 de abril, durante o Seminário de Pesquisa Empírica.

Na avaliação da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Dayse Starling o grande desafio foi atingir a população como um todo. É preciso repensar estratégias   de como os conteúdos serão transmitidos de forma eficiente à população que tem restrição de internet e celular com tela de baixa qualidade. “Apesar de termos um Judiciário extremamente eficiente e produtivo, não é essa a percepção das pessoas. A população não sabe para que existem metas, ela quer saber se o processo dela foi julgado rápido. Então, precisamos ser mais efetivos e menos formais”, ressaltou.

Monitoramento das Metas

A grande novidade em 2023 é que o monitoramento das metas nacionais processuais se dará por extração dos dados do DATAJUD – Base Nacional de Dados do Poder Judiciário. Não haverá, portanto, alimentação, como ocorria em anos anteriores, pelos tribunais no sistema de metas nacionais. Sem dúvida, um importante avanço para acompanhar o cumprimento das metas nacionais.

Para tanto, o CNJ disponibilizará um painel de conferência inicial da meta 1, para que os tribunais possam conferir suas informações. Na reunião, foi apresentado o painel que está em desenvolvimento com os dados da meta 1. A ideia é disponibilizá-lo o mais breve possível. A ferramenta vai permitir que cada corte filtre seus dados por municípios e órgão julgador, para verificar a quantidade de processos e fazer a conferência com suas próprias bases de dados.

Sobre os glossários das metas nacionais processuais, foi informado que os glossários serão construídos de forma colaborativa como já é feito e que até junho, todos já estejam publicados. Os glossários das metas nacionais não processuais serão disponibilizados antes, assim como o sistema de metas para alimentação dessas metas.

Texto: Michelle Martins
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária