Comarcas de Mato Grosso baixam mais de 4,4 mil processos durante pandemia

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Arte: TJMT
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As equipes das comarcas de Querência (MT), que fica a 945 km da capital, e de Ribeirão Cascalheira (MT), a 900 km de Cuiabá, promoveram a baixa de 4.404 processos desde o início da pandemia, em março de 2020. “Este é o fruto da união de todos os servidores das comarcas e equipes de gabinetes, o que resultou na digitalização de milhares de processos e celeridade da produção dos atos processuais”, explica o juiz responsável pelas duas comarcas, Thalles Nóbrega Miranda Rezende de Britto.

Após as baixas, Querência têm em seu acervo 2.369 processos e Ribeirão Cascalheira, 4 mil. A comarca de Querência foi a primeira Vara Única do estado a se tornar 100% virtual, com a digitalização de todos os processos que ainda tramitavam na forma física.

“Trabalhamos com foco nos processos antigos. Foi um trabalho árduo, tendo em vista que somos apenas quatro servidores na Secretaria. Este ano continuaremos nos dedicando aos processos com maior tempo de tramitação e à migração do Sistema Apolo para o PJe. Vamos conseguir baixar a taxa de congestionamento da comarca”, conta a gestora-geral de Querência, Leni Teixeira Stephan.

Leni ressaltou que, em 20 anos de atuação na comarca, não tinha presenciado semelhante. “Realizamos mutirões para verificarmos os processos prontos para arquivamento. Deixamos uma equipe para fazer os atendimentos emergenciais e conseguimos atingir nosso objetivo. Não foi fácil ainda mais durante a pandemia. De um dia para o outro, a meta aumenta.”

O gestor judiciário da Vara Única de Ribeirão Cascalheira, Rafael Koch, afirmou que o diferencial foi terem adiantado o processo de digitalização. “Antes da pandemia, estávamos com mais de 90% da digitalização pronta. A diferença entre ter os processos digitalizados em relação aos processos físicos é enorme. No físico gastamos muito mais tempo, seja pela expedição ou para achar dados no processo. No digitalizado, em um minuto conseguimos dar andamento nas ações necessárias. Temos alguns processos com mais de 20 volumes, cerca de 2 mil páginas. Ou seja, achar o dado processual é muito mais fácil quando digitalizado. Sem contar que atualmente eu em minha casa e outros colegas de suas casas, podemos acessar o mesmo processo. Rende muito mais o trabalho.”

Fonte: TJMT