Portuguese PT English EN Spanish ES
. . . . . .
Comarca de Blumenau (SC) retoma júri popular com crime de feminicídio
Comarca de Blumenau (SC) retoma júri popular com crime de feminicídio
Tribunal do Júri realizado em Blumenau (SC), em abril de 2019. Foto: Pamyle Brugnago/TJSC

A comarca de Blumenau (SC) retoma nesta quinta-feira (21/1) sua pauta de julgamentos em sessões do Tribunal do Júri. Serão dois julgamentos neste mês – o próximo está marcado para o dia 27 de janeiro. Segundo a 1ª Vara Criminal, unidade competente pelos júris, os atos obedecerão às orientações sanitárias por conta da Covid-19.

Na nova rotina, os envolvidos na realização do júri utilizam máscaras, higienizam as mãos com álcool em gel, têm a temperatura corporal aferida e respeitam o distanciamento social, conforme todos os protocolos e cuidados recomendamos pela Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

O primeiro júri do ano, marcado para 9h, envolve um caso de tentativa de homicídio qualificado – feminicídio e uso de recurso de dificultou a defesa da vítima. Segundo denúncia do Ministério Público (MP), o crime ocorreu em janeiro de 2019, em uma via pública de Blumenau, após uma suposta discussão entre o casal. O agressor teria jogado a vítima ao chão, segurado firme a sua cabeça, e a batido contra o chão diversas vezes, ocasião na qual também desferiu socos – agressões essas que continuaram mesmo após a vítima já estar desacordada.

O segundo júri de 2021 está previsto para o dia 27 de janeiro, também às 9h. O acusado sentará no banco dos réus para ser julgado pela morte de outro , em crime ocorrido na Rodoviária de Blumenau, no ano de 2018. Consta nos autos que após discutir e trocar ofensas, o agressor teria deixado o local e, logo após, retornado com uma faca escondida em sua vestimenta. Ao encontrar o desafeto, o acusado teria desferido diversos golpes de faca contra a vítima, que morreu em consequência dos ferimentos causados, segundo denúncia do MP.

Retomada

O juiz Lenoar Bendini Madalena, diretor em exercício do Fórum Central da comarca de Blumenau e titular da 1ª Vara Criminal, destaca que, assim como no ano passado, o atendimento remoto, por telefones e e-mails segue como regra geral durante a retomada das atividades forenses em 2021. Somente pessoas com atos presenciais agendados têm acesso às unidades.

A medida é necessária à preservação da integridade física e da saúde de todos em meio à pandemia do novo coronavírus. O atendimento e os atos jurisdicionais presenciais são reservados aos casos estritamente necessários, quando for inviável a realização pela via remota ou virtual, seguindo o protocolo de segurança do Poder Judiciário Catarinense.

Fonte: TJSC

A
Fechar Menu