CNJ promove terceira edição do Encontro Virtual sobre Liberdade de Expressão

Você está visualizando atualmente CNJ promove terceira edição do Encontro Virtual sobre Liberdade de Expressão
Arte CNJ
Compartilhe

A desinformação como ameaça aos direitos humanos e à democracia será o tema do o III Encontro Virtual sobre Liberdade de Expressão, promovido na próxima terça-feira (23/11), às 17h30, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube, com a participação de integrantes do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário e pessoas interessadas.

Ao lado da pandemia da Covid-19 e das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento do planeta, o fenômeno da desinformação e sua ameaça à democracia tem sido objeto de preocupação em todo mundo. A ideia é que a instância máxima do Poder Judiciário no Brasil, por meio do CNJ, compartilhe reflexões e estudos de especialistas no tema, bem como as considerações de artistas, parlamentares e representantes da sociedade.

O encontro será desenvolvido a partir de de duas perguntas específicas para cada pessoa convidada e de uma questão comum a todos e todas. A cantora e ativista Daniela Mercury e a educadora Claudia Costin, também integrante do Observatório de Direitos Humanos, serão as mediadoras do evento. Como palestrantes, já estão confirmados o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), o professor de história da New School for Social Research (NY) Federico Finchelstein e o ex-deputado federal, jornalista, escritor e professor Jean Wyllys.

Proteção de direitos

O primeiro encontro foi realizado em 14 de junho e o segundo, em 23 de agosto, com os assuntos liberdade de expressão artística e limites do poder do Estado e a liberdade de expressão dos povos indígenas, respectivamente. A proposta da série de encontros com o tema da Liberdade de Expressão foi apresentada por Daniela Mercury ao Observatórios de Direitos Humanos do Poder Judiciário, colegiado em que ela participa, por considerar ser importante se pronunciar sobre censura. O objetivo é debater a proteção ao direito fundamental da liberdade de expressão no Brasil.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais