CNJ discute requisitos para sistema de análise inteligente de perfil de demandas do Judiciário

Você está visualizando atualmente CNJ discute requisitos para sistema de análise inteligente de perfil de demandas do Judiciário
A coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), conselheira do CNJ Daniela Madeira, participou da oficina sobre sistema nacional para monitorar litigância abusiva. FOTO: Rômulo Serpa/Ag. CNJ
Compartilhe

A criação de um sistema nacional de análise inteligente das demandas do Judiciário começou a ser discutida entre técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de tribunais parceiros nesta terça-feira (15/7). A ideia é identificar o perfil dessas demandas no Poder Judiciário e, com isso, auxiliar os juízes na identificação de prevenção, identificação de demandas estruturais e, inclusive, demandas predatórias e abusivas, apontando suas causas e formas de tratá-las ou preveni-las.

Oficina sobre sistema nacional de monitoramento de litigância abusiva. Foto: Rômulo Serpa/Ag.CNJ

A Oficina de Levantamento de Requisitos para o Sistema contou com a participação dos tribunais de justiça de Pernambuco (TJPE), de Goiás (TJGO) e do Maranhão (TJMA). Esses órgãos já possuem sistemas consolidados de identificação de demandas abusivas, que poderão proporcionar uma base sólida para o desenvolvimento de um sistema nacional que conecte todos os tribunais e simplifique a busca por casos e padrões similares.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), conselheira do CNJ Daniela Madeira, serão usados para essa construção, já dentro da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), os dados, via Codex, com atualização em tempo real. “Queremos montar um grande hub, no qual tribunais e magistrados poderão pesquisar seus respectivos acervos e verificar as demandas de massa e as abusivas, para dar tratamento adequado a elas”, explicou.

Durante a reunião, Daniela Madeira realçou a importância da implementação da análise do perfil das demandas do Poder Judiciário para compreender, identificar e monitorar as ações judiciais e auxiliar a magistratura na prestação jurisdicional.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados