Certidão de nascimento portável facilita uso do registro civil no MA

Você está visualizando atualmente Certidão de nascimento portável facilita uso do registro civil no MA
Compartilhe

Em uso há três meses no Maranhão, a Certidão de Nascimento Portável está facilitando a vida da população no transporte, na guarda e na apresentação desse documento necessário durante toda a vida do cidadão. Quase 10 mil unidades do novo modelo foram destinadas aos cartórios de Registro Civil de todo o Maranhão.

A Certidão de Nascimento Portável é fornecida nas cores azul e rosa, apenas na condição de 2ª via, no cartório onde o primeiro registro de nascimento foi efetuado. Custa R$ 32,00, conforme a Tabela de Custas e Emolumentos 9.109/2009 e dispensa a apresentação da primeira via da certidão nos casos em que é exigida a documentação principal. O fornecimento gratuito da primeira certidão de nascimento continua obrigatório.

O novo padrão foi autorizado pela Corregedoria-Geral da Justiça por meio do Provimento 28/2015, que entrou em vigor em 13 de novembro daquele ano, em cumprimento à decisão do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que determinou a adoção de modelo padronizado para expedição de certidões de nascimento, casamento e óbito, de inteiro teor e portáveis, em todo o território nacional, a partir de 4 de setembro de 2015.

Segundo a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, a medida tem como objetivos “melhorar a prestação das atividades extrajudiciais e dar maior comodidade aos usuários do serviço de Registro Civil”. De novembro de 2015 até fevereiro deste ano, houve um aumento de R$ 274.450,00 na arrecadação das Serventias Extrajudiciais de Pessoas Naturais em decorrência da cobrança da segunda via portável, mas nem todos os cartórios trabalham com o novo modelo no Maranhão.

De acordo com os dados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), dos 205 cartórios de Registro Civil do estado, 105 unidades já disponibilizam o serviço aos interessados, representando 51% dos cartórios com essa atribuição. Em São Luís, a Certidão de Nascimento Portável pode ser obtida em um dos cinco cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Fonte: CGJ-MA