Cargos em duplicidade no MA devem ser mantidos na Justiça de primeiro grau

Você está visualizando atualmente Cargos em duplicidade no MA devem ser mantidos na Justiça de primeiro grau
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anulou, na 159ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (27/11), decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) que havia alterado a distribuição original de cargos destinados à primeira instância. Os cargos, de diretor de fórum, secretário de diretor de fórum e secretário judicial de distribuição, destinavam-se às comarcas de Santa Inês, São José de Ribamar e Balsas.

No entanto, no momento em que foi aprovada a lei que criava esses cargos, eles já haviam sido supridos pelo TJMA. Diante da duplicidade de cargos, esse tribunal editou uma resolução redirecionando esses cargos à Justiça de segundo grau.

Por unanimidade, o CNJ acompanhou o voto do conselheiro José Roberto Neves Amorim, que considerou procedente o pedido da Associação dos Magistrados do Maranhão e manteve a destinação original dos cargos criados em duplicidade, na Justiça de primeiro grau.

A decisão do CNJ anula a resolução do TJMA que redistribuía os cargos para a Justiça de segundo grau e determina o remanejamento dos cargos à Justiça de primeiro grau no prazo de 60 dias.

Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias