Boas práticas da Justiça no eixo Transparência serão apresentadas nesta segunda-feira (25/3)

Você está visualizando atualmente Boas práticas da Justiça no eixo Transparência serão apresentadas nesta segunda-feira (25/3)
Compartilhe

As práticas que dizem respeito à garantia do acesso à informação, com procedimentos objetivos e ágeis, de forma clara e em linguagem de fácil compreensão serão apresentadas na 10ª edição do evento “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”, na próxima segunda-feira (25/3). Reunidas no Eixo Transparência do Portal de Boas Práticas do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), três tribunais responsáveis pelas ações vão demonstrar como atuar nesse tema. O evento acontece pela plataforma Cisco Webex, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube, a partir de 16h.

Durante o evento, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) vai apresentar a prática sobre o Portal de transparência de licitações e contratos. O projeto permitiu a criação de um canal direto do sistema interno do TRT4 com o site institucional, para disponibilizar todas as informações relacionadas às contratações do órgão em um formato dinâmico e interativo. O objetivo é facilitar o acesso à informação pelos usuários, por meio de ferramentas de pesquisa mais simples, intuitivas e abrangentes.

Também será detalhado como o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) desenvolveu o informativo mensal da 9ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. O documento traz gráficos e planilhas com os principais dados estatísticos da vara daquele mês, como entradas, saídas, números e tipos de sentenças proferidas, número de audiências de conciliação e instrução realizadas, total de acordos firmados e de requisitórios expedidos, além de uma análise comparativa do acervo no último ano.

Outro projeto que será apresentado será o de “Avaliação patrimonial de bens – Laudo estruturado no formato de planilha”, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15). O projeto busca esclarecer a fundamentação e a metodologia utilizada para a avaliação patrimonial de bens, feita em cumprimento ao mandado judicial. A medida contribui para a celeridade processual, a credibilidade dos atos do servidor público e reduzem as despesas processuais.

O evento Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário será mediado pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Fábio Cesar dos Santos Oliveira. O encontro proporciona um espaço para apresentação e discussão dos projetos implementados pelos tribunais e que contribuam para aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços judiciais.

Magistrados e servidores que forem participar do evento podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Serviço:
10ª edição do evento Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário
Data: 25 de março de 2024
Horário: 16h às 18h
Local: Plataforma Cisco Webex, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube

Texto: Lenir Camimura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária