Assistentes sociais e psicólogos promovem evento sobre saúde mental

Você está visualizando atualmente Assistentes sociais e psicólogos promovem evento sobre saúde mental
Foto: TJES
Compartilhe

O Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) promoverá, no próximo dia 24 de junho, evento sobre Saúde Mental. Durante o encontro, que acontecerá das 12 às 18 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), será feita uma reflexão sobre o tema “Saúde Mental: curatelas, internação compulsória e as interfaces do adoecimento mental nos processos judiciais”.

A escolha do assunto deve-se à necessidade de aprofundar a discussão sobre a postura dos profissionais do campo sociojurídico no atendimento a usuários em situação de adoecimento mental em temas como infância e juventude, família e sucessões, violência doméstica contra a mulher, medidas e penas alternativas, e no atendimento aos servidores do judiciário. Além dos assistentes sociais e psicólogos do TJES, automaticamente inscritos no evento, participarão também do encontro profissionais que compõem a rede de atendimento e interessados na temática. As inscrições já estão encerradas.

A programação do encontro terá início com a Mesa “Incapacidades x Possibilidades dos sujeitos em adoecimento mental alvos de judicializações: curatelas e internações compulsórias”, com a participação dos psicólogos Décio de Castro Alves, que é supervisor clínico e institucional nos municípios de Brasília, São Paulo, Belém, Fortaleza, Petrolina e Juazeiro; e Andréa Campos Romanholi, servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória e professora de psicologia da Faculdade Católica Salesiana. O debate será mediado pela professora de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutoranda em Política Social pela Ufes e University of Southern Califórnia, Fabíola Xavier Leal.

A assistente social da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Andreia Cristina Alves Pequeno, e a psicóloga e doutora em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Luciana Barbosa Musse, abordarão, na sequência, o tema “Serviço Social e Psicologia na atenção à saúde mental no campo sociojurídico: trabalho em rede, produção de documentos, Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência e saúde mental do trabalhador”. A mediação ficará por conta da assistente social da Central de Apoio Multidisciplinar de Vitória e mestre em psicologia institucional pela Ufes, Anne Karoline Ferrari Salazar.

Fonte: TJES