Audiências por videoconferência podem ser gravadas e anexadas a processos

Você está visualizando atualmente Audiências por videoconferência podem ser gravadas e anexadas a processos
As audiências em meio digital se tornaram realidade em todo o país com a pandemia da Covid-19. Foto: Igor Braga/TJAM
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está avançando no uso de novas tecnologias durante o período de pandemia e, após consolidar a prática de audiências por videoconferência, está agora possibilitando sua gravação e juntada ao processo para posterior visualização. Com isso, a Justiça Estadual potencializa ainda mais sua prática de virtualização garantindo que mesmo durante o período de distanciamento social os processos continuem em tramitação sem prejuízo aos jurisdicionados.

Segundo o coordenador da Área Cível do TJAM, desembargador Délcio Luís Santos, com a ferramenta disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a empresa Cisco, o Tribunal tem assegurado e reforçado o atendimento aos jurisdicionados, superando dificuldades decorrentes do distanciamento social. “Esse recurso tecnológico será muito útil aos magistrados, pois as audiências poderão ser gravadas e visualizadas a qualquer tempo através de um simples acesso aos autos, facilitando a tomada de decisões, além de permitir a consulta por advogados e partes interessadas”, afirmou, acrescentando que a iniciativa é uma das ações apoiadas pela presidência do TJAM que, na pessoa do desembargador Yedo Simões, tem projetado medidas para garantir o atendimento eficiente do Tribunal, mesmo no período de pandemia.

Procedimento

Para auxiliar os magistrados e assessores quanto ao uso da nova tecnologia, a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM (DVTIC) criou um guia “passo a passo” que se encontra disponível em:

Como realizar a gravação de audiências no SAJ PG Tribunais
Como habilitar a visualização de arquivos multimídia na Pasta Digital do Portal SAJ

Fonte: TJAM