262 servidores do TJBA são treinados para atuar no 1º grau em Salvador

Você está visualizando atualmente 262 servidores do TJBA são treinados para atuar no 1º grau em Salvador
Compartilhe

Prossegue até quarta-feira (3/6) o treinamento dos 262 servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) que atuarão em Regime Especial de Trabalho na Comarca de Salvador. Por determinação da Portaria n. 5/2015 da Corregedoria Nacional de Justiça, os funcionários desempenharão suas atividades nas 20 varas com maior acúmulo de acervo processual na capital baiana até o dia 19 de dezembro de 2015. Conforme o planejamento enviado pelo tribunal baiano à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o deslocamento dos servidores do segundo para o primero grau da Justiça baiana tem o objetivo de “promover o saneamento físico e operacional das Varas Judiciais da Comarca de Salvador”.

O treinamento foi aberto nesta segunda-feira (1/6) pelo corregedor-geral do TJBA, desembargador José Olegário Monção Caldas, que ressaltou a necessidade de ajudar o primeiro grau, sobretudo nas atividades cartorárias. No primeiro dia de atividades, os servidores assistiram a uma palestra sobre planejamento com o consultor Kau Mascarenhas.

O desembargador Cleones Carvalho Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), representa a corregedora nacional, ministra Nancy Andrighi, no acompanhamento do início das atividades no Regime Especial de Trabalho. Relatórios periódicos, com dados e frequência, serão enviados à Corregedoria do CNJ para verificação do cumprimento do disposto na Portaria n. 5/2015. Além disso, visitas in loco serão feitas para fiscalizar o andamento das atividades.

Plano de distribuição – A decisão de deslocar temporariamente os servidores do segundo para o primeiro grau no âmbito do TJBA foi anunciada no início de maio pela ministra Nancy Andrighi. Em consonância com a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, instituída pelo CNJ por meio da Resolução n. 194/2014, a iniciativa tem o objetivo de assegurar maior eficiência administrativa e maior celeridade na tramitação dos processos no Judiciário baiano.

De acordo com o Plano de Distribuição de Servidores da Corregedoria-Geral do TJBA, os 262 atuarão divididos em vinte grupos de trabalho sob a coordenação juízes Moacir Pitta e Socorro Habib e o comando geral da desembargadora Maria de Lourdes Madauar.

Cada grupo será composto de, pelo menos, dez servidores que trabalharão no saneamento dos atos cartorários, entre eles: publicação no Diário de Justiça; certificação da publicação; expedição de mandados e ofícios; juntadas de documentos; encaminhamentos de processos para o segundo grau de jurisdição; e baixa processual.

Entre os 20 grupos de trabalho, nove atuarão nas Varas Cíveis, cinco nas Varas Criminais e seis nas Varas de Família. Entre as unidades contempladas pela medida na Comarca de Salvador estão as dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais; as de Família, Sucessões órfãos, Interditos e Ausentes; as dos Feitos Relativos aos Crimes contra a Criança e Adolescentes; as de Tóxicos; as de Violência Doméstica; as do Júri; e as de Execução Penal.

Além do deslocamento dos servidores para o primeiro grau, a Portaria n. 5/2015 prevê a instalação de uma Central de Mandados da Capitação, estruturada a partir da realocação de oficiais de Justiça da capital, e a realização de mutirões com estudantes voluntários para a baixa e o arquivamento dos processos encerrados, juntada de petições e documentos e outros trabalhos.

Os estudantes que participarem dos mutirões por mais de três meses receberão certificado expedido pela Corregedoria Nacional de Justiça.