Violência política de gênero em debate no Link CNJ

Você está visualizando atualmente Violência política de gênero em debate no Link CNJ
Foto: TV Justiça
Compartilhe

A próxima edição do Link CNJ, que vai ao ar nesta quinta-feira (21/3), às 21h, vai tratar da violência política de gênero no Brasil. Em 2021, a prática passou a ser tipificada com crime no país e, desde então, as autoridades passaram a receber denúncias relacionadas a casos envolvendo comportamentos para humilhar, constranger, ameaçar ou prejudicar uma candidata ou mandatária em razão de sua condição feminina.

Para discutir o assunto, o Link CNJ entrevista a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, a advogada e pesquisadora Ladyane Souza e a deputada federal Sâmia Bomfim.

Apesar de corresponder a 52% da população, a baixa representatividade feminina nos espaços de poder, entre eles a política, explicita a estrutura conservadora de uma sociedade patriarcal e misógina. A violência política contra as mulheres é um dos principais fatores apontados por estudiosos para a reduzida presença feminina política. A situação é ainda mais aguda, quando envolve a mulher negra.

Conselheira Daniela Madeira

No quadro Por Dentro do CNJ, o programa entrevista a conselheira Daniela Madeira, juíza federal indicada pelo Superior Tribunal de Justiça que tomou posse no Conselho em fevereiro.

Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ tem reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e também fica disponível no canal do CNJ no YouTube.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Assista ao programa pelo Link CNJ: