Varas da Infância do ES utilizarão novo sistema de alvará

Você está visualizando atualmente Varas da Infância do ES utilizarão novo sistema de alvará
Compartilhe

Por meio do Ato Normativo Conjunto nº 12/2015, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diário) do dia 17 de agosto, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou que, no prazo de 60 dias a contar da publicação, as unidades judiciárias com competência em matéria de infância e juventude utilizem exclusivamente um novo módulo do sistema E-Jud, chamado “Alvará”, que prevê a melhoria do sistema de expedição, controle e acompanhamento do trâmite e cumprimento dos alvarás de liberação pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Iases).

A nova ferramenta, integrada com o Sistema de Execução Penal (SIEP), foi instituída em todo o Poder Judiciário Estadual no último mês de junho. Com o novo sistema, o TJES espera melhorar não só o gerenciamento do trâmite dos alvarás emitidos pelas Varas da Infância e da Juventude, mas também pelas Varas Criminais e de Execuções Penais, que encaminham os alvarás à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O Ato Normativo Conjunto nº 12/2015 é assinado pelo presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, pelo corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, pela supervisora das Varas da Infância e da Juventude, desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, e pelo supervisor das Varas de Execuções Criminais, desembargador Fernando Zardini Antonio.

Para o juiz da 8ª Vara Criminal de Vila Velha e coordenador das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES, Daniel Peçanha Moreira, a integração com o SIEP dá segurança ao trâmite processual, além de imprimir agilidade ao sistema. Antes da integração do sistema com o SIEP, os alvarás das Varas de Execução Penal tinham de ser enviados para a Central de Alvarás por meios físicos e eletrônicos, como o fax.

Após o envio, ainda era necessário confirmar a autenticidade do documento. “Ganhamos muito em segurança, mas também a celeridade da integração deve ser comemorada”, reforçou o juiz Daniel Peçanha. Outro ponto importante é o fato de que o sistema antigo de alvará de soltura, que atende atualmente à Sejus, será descontinuado. No entanto, todos os alvarás que se iniciarem antes da entrada em vigor do ato normativo conjunto serão encerrados ainda no sistema antigo.

O sistema, apto a ser utilizado pelas unidades judiciárias com competência em matéria de família quando da emissão de alvarás de soltura para os casos de prisão civil, também permitirá o registro e o acompanhamento do cumprimento dos alvarás pelo respectivo órgão do Poder Executivo. O acesso à nova ferramenta é realizado por meio do site do TJES (www.tjes.jus.br). Após fazer login na rede, os servidores devem buscar pelo menu dos Sistemas Judiciais, E-Jud, e clicar na opção “Alvará”.

Fonte: TJES