Tribunal do Piauí e universidade dos EUA discutem parceria em IA aplicada à gestão pública

Você está visualizando atualmente Tribunal do Piauí e universidade dos EUA discutem parceria em IA aplicada à gestão pública
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realizou, na segunda-feira (28/7), uma reunião virtual com representantes da Universidade da Flórida Central (University of Central Florida – UCF), nos Estados Unidos, para tratar da cooperação acadêmica e científica em torno do Sofia – Sistema de Orçamento e Finanças com Inteligência Artificial, desenvolvido pelo próprio TJPI e hoje referência nacional em automação e transparência na gestão pública.

O encontro contou com a participação do presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, do secretário de Orçamento e Finanças, Roosevelt dos Santos Figueiredo, magistrados e demais secretários do TJPI e de pesquisadores do College of Engineering and Computer Science da UCF, além de integrantes do Laboratório de Inovação do TJPI – OpalaLAB.

A reunião foi viabilizada graças à atuação diplomática do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Governo do Estado do Piauí, do Consulado-Geral do Brasil em Orlando e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), curador do evento ExpoJud USA 2025, evento que terá a plataforma Sofia como um dos temas a serem apresentados.

“É motivo de grande orgulho ver o Sofia, uma tecnologia 100% pública e desenvolvida por servidores do TJPI, despertando o interesse de uma das universidades mais respeitadas do mundo na área de inteligência artificial. Essa parceria fortalece a ideia de que é possível construir soluções inteligentes, acessíveis e replicáveis, com impacto direto na vida do cidadão”, afirmou o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira.

Durante a reunião, foram apresentadas as funcionalidades do sistema, que automatiza processos administrativos, suprimentos de fundos, ordens bancárias, prestação de contas e execução orçamentária. Com o uso de robôs, inteligência artificial e linguagem cidadã, o Sofia já proporciona ganhos concretos em eficiência, economia de recursos e controle social. A UCF demonstrou interesse em firmar um Memorando de Entendimento (MoU) com o TJPI, com foco em pesquisa aplicada, produção científica conjunta e intercâmbio técnico internacional.

“O reconhecimento da UCF é resultado direto de um trabalho que começou com propósito e dedicação dentro do TJPI. Estamos mostrando que o Piauí pode liderar uma agenda de inovação pública, com soluções que servem de modelo não só para o Brasil, mas para instituições do mundo inteiro”, destacou Roosevelt Figueiredo.

A reunião marca ainda o início dos preparativos para a participação do TJPI na EXPOJUD USA 2025, evento internacional que será realizado em agosto, na cidade de Orlando. Na ocasião, o Sofia será apresentado como case de inovação em gestão pública e o secretário Roosevelt Figueiredo será um dos destaques do evento, que reunirá autoridades do Judiciário brasileiro, especialistas internacionais e representantes de instituições públicas para debater o futuro da Justiça e o papel da tecnologia na transformação do setor.

A parceria com a Universidade da Flórida Central, consolidada a partir dessa articulação institucional e diplomática, reforça o potencial de replicação do Sofia em outros órgãos nacionais e até internacionais, como exemplo de tecnologia pública inteligente, ética e com foco no cidadão.

Com o apoio técnico do OpalaLAB, laboratório de inovação do TJPI, o projeto se fortalece como símbolo de um novo tempo no serviço público, no qual o Piauí desponta como protagonista em GovTechs, uso estratégico de dados e soluções digitais com responsabilidade social.

Fonte: TJPI

 

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária